Na manhã desta quarta-feira (27/11), o Hospital Estadual Roberto Silvares, em São Mateus, foi palco de momentos de pânico quando um paciente psiquiátrico desarmou um vigilante e efetuou disparos com a arma. Apesar do susto, não houve feridos. A informação foi confirmada pelo comandante do 13º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Jeferson Coelho Correia.
De acordo com o tenente-coronel, o incidente ocorreu durante uma luta corporal entre o paciente e o vigilante, que resultou na subtração da arma de fogo. Em seguida, o paciente disparou várias vezes dentro da unidade hospitalar. Felizmente, um policial militar que estava de folga e acompanhava sua esposa no local interveio e ajudou a conter o indivíduo.
O paciente foi medicado imediatamente após ser controlado. A situação foi normalizada, mas causou grande apreensão entre os presentes.
Posicionamento da Sesa
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) se posicionou sobre o incidente no Hospital Estadual Roberto Silvares, em São Mateus. De acordo com a Sesa, o fato ocorreu durante o atendimento médico do paciente em surto psiquiátrico. “Ninguém se feriu. O paciente foi contido e está sendo medicado” – enfatiza.
A Sesa acrescenta que a direção da unidade hospitalar informou que o paciente tem histórico de tratamento psiquiátrico e já tinha sido atendido na unidade em 2022. “Por causa da agressividade do usuário, dois vigilantes faziam o acompanhamento do atendimento e durante o momento que era medicado, o usuário agrediu um dos vigilantes e tomou a arma dele. O paciente foi rapidamente contido pelos agentes e durante a mobilização, ele fez disparos para o chão. Os tiros não atingiram nenhum dos presentes e ninguém se feriu” – detalha.
Ainda de acordo com a nota, após o incidente, o paciente foi isolado em uma sala do hospital, onde foi medicado e recebeu os cuidados adequados ao quadro clínico em tratamento.
O NN abre o espaço para perguntas e dúvidas através dos canais:
-
WhatsApp: (27) 9 9527-2726
-
E-mail: [email protected]