Um vídeo enviado ao Norte Notícia mostra várias viaturas da Guarda Civil Municipal de Linhares, na Garagem Municipal, no Bairro Interlagos, totalmente sucateadas. O site recebeu, além do vídeo, fotos que comprovam o estado em que se encontram os veículos.
O Norte Noticia entrou em contato com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura, questionando quantas viaturas tem a frota da GCM e quantas delas estão funcionando. Perguntou também se existe alguma viatura inativa e, em caso positivo, qual o motivo. A mais recente solicitação de resposta foi efetuada no último dia 03 de julho. Até o momento, a assessoria não respondeu aos questionamentos.
Vale recordar que a Guarda Civil Municipal de Linhares foi homenageada por ocasião da crise na Segurança Publica que ocorreu no Estado do Espirito Santo no mês de fevereiro em 2017. A GCM foi homenageada até pela Câmara dos Dirigentes Lojistas de Linhares (CDL).
À época, a presidente da entidade, Jhúllia Maria Américo Schvambach, destacou a importância dos GMs para que a vida dos linharenses voltasse ao normal diante a paralisação das atividades da Polícia Militar. “Essa homenagem é muito pequena comparada aos serviços prestados por nossa Guarda e Agentes de trânsito. Eles, juntos a Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros, fizeram além de suas designações em busca do bem comum. Promoveram um verdadeiro exemplo de cidadania. O comércio esteve protegido”, disse Jhúllia.
Na ocasião, quem também fez questão de destacar o trabalho dos GMs foi o secretário de Segurança Pública de Linhares, coronel Jones Mattos: “A Secretaria Municipal de Segurança Pública trabalha em favor da população e tem o intuito de proteger, prevenindo e controlando manifestações da criminalidade e da violência. Não poderíamos nos omitir. Fomos para as ruas e conseguimos, com muita competência, um feito do qual muito nos orgulhamos. A Guarda tem a sua força e a Prefeitura numa união de secretarias manteve os serviços públicos em atividade”, destacou.
Um integrante da Guarda, emocionado, falou à nossa reportagem que agora a GCM está totalmente abandonada e dá até vontade de chorar quando vê projetos como os das escolas que não funcionam mais por falta de estrutura para os guardas. “Nós dávamos segurança para as escolas na entrada e também na saída e agora nós não podemos fazer mais isso porque as viaturas estão quebradas e ninguém faz nada ele acrescentou que a ultima vez que a guarda recebeu seus uniformes no final do ano de 2016”, lamentou outro GCM que não quis ser identificado por temer represálias por parte da municipalidade.