Deu o que falar. Diante das notícias publicadas por alguns veículos de comunicação, de Linhares e região, a respeito das chuvas registradas nos últimos dias, a câmara de vereadores de Linhares pautou o assunto na sessão da segunda-feira (19/04), e os comentários se estenderam durante toda semana.
Na sessão, um dos momentos mais marcantes foi a presença do secretário de obras do município, o senhor João Cleber Bianchi. Em sua apresentação, Cleber exibiu os trabalhos que vêm sendo realizados pela pasta de modo geral, além dos trabalhos pontuais que visam evitar os transtornos causados pelas volumosas chuvas, como a limpeza de bueiros.
Mas parece que só limpar bueiros não está resolvendo o problema. Na semana anterior, diversos moradores registraram em fotos e vídeos, os transtornos que sofrem todas as vezes que uma forte chuva cai. O vereador Wellington Vizentini (REDE) chegou inclusive a tentar exibir um vídeo da água invadindo a sua casa, no momento em que a sessão estava acontecendo. O site Norte Notícia também exibiu no mesmo dia, vídeos e relatos de como ficam as regiões do Aviso, Pó do Shell e Interlagos com apenas 1h de chuva.
O vereador Roninho apresentou algumas reivindicações. Veja:
O vereador Fabrício Lopes (MDB) chegou a cobrar as melhorias e sugeriu ações que podem aliviar a situação dos grandes alagamentos que acontecem em Linhares. Veja:
O vereador Antônio César (PV) ressaltou que os alagamentos são consequência de um projeto de cidade, e que não adianta apenas pôr em prática medidas paliativas, como desentupimentos de bueiros e recolhimento do lixo urbano. Em 2019, foi aprovado um gigantesco orçamento de 120 milhões para investimentos em melhorias na infraestrutura de macrodrenagem no município, e o vereador Fabrício quis saber mais sobre como esse dinheiro está sendo investido, quanto desse valor já havia sido executado, e reiterou a necessidade da Macrodrenagem no Centro da Cidade.
Cleber fez promessas de melhorias previstas para o Bairro Bebedouro e para a região do Bairro Shell. Em defesa do secretário, o vereador Tarcísio Silva afirmou que os problemas causados pela chuva são antigos, e que faltou responsabilidade dos prefeitos anteriores. O que o vereador não contava, era que seu argumento seria rebatido pelo colega parlamentar Antônio César, que além de refutá-lo, convidou a população a fazer as contas. Veja:
Para a semana há mais previsão de chuva. E os moradores do Bairro interlagos, cansados de promessas e anos de convivência com a água invadindo suas residências, resolveram fazer um protesto na tarde deste sábado (24/04) mais precisamente na Rua Quintino Bocaiuva. Veja o vídeo do protesto contra o descaso do município:
Se não bastasse a necessidade de ficar em casa, em isolamento como sugere os órgãos de saúde, para contribuir no combate a pandemia do novo coronavírus, e também, dos comerciantes que estão tendo que suspender suas atividades tendo assim dificuldades econômicas, ainda tem que enfrentar os problemas com água invadindo suas casas e comércios, em especial, aqueles já citados em diversas reportagens. Fica então o questionamento sobre até quando os munícipes de Linhares sofrerão com perdas de móveis, água invadindo as residências, e necessidade de sair de suas casas para dar espaço a água que deveria estar sendo drenada pela rede escoamento.
Demandamos o setor de comunicação da prefeitura, e o município se restringiu em dar apenas uma nota, com a mesma informação que o secretário já havia dito na sessão do dia 19. Veja:
“A Secretaria de Obras e Serviços Urbanos informa que avalia as intervenções necessárias na via, visto que, em função da topografia local, a mesma recebe o volume de água das ruas vizinhas.
Como medida preventiva, a Semob realiza regularmente os serviços de limpeza pública urbana e desobstrução das redes de drenagem e, ainda, enviará na próxima semana uma equipe ao local para avaliar a necessidade de nova limpeza na rede existente.
A secretaria conta com o apoio da população para que o descarte do lixo doméstico e de entulhos seja realizado somente nos dias e horários de coleta a fim de evitar a obstrução de galerias e bueiros”