O resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado na quinta-feira (15/09), repercutiu muito mal para a administração do município de Linhares, principalmente para o ex-prefeito de Linhares, e agora candidato a governador do Estado, Guerino Zanon (PSD), que de acordo com pesquisa eleitoral do instituto IPEC, divulgado no dia 6 de setembro permanece com apenas 5% das intenções de voto dos capixabas.
Nesta segunda-feira (19/09), o presidente do Conselho Municipal de Educação (CME) e do conselho do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), Jelber Rigato, após o vereador Roninho Passos (DC), ter protocolado e o pedido ter sido aprovado pelos parlamentares, o uso da tribuna livre, Jelber fez o uso da tribuna e suas falas trouxeram informações assustadoras em relação à educação no município linharense.
O presidente dos conselhos, iniciou sua fala explicando o que é a sigla IDEB, e destacou que o município de Linhares está na posição de número 73 dos 78 municípios capixabas. Veja vídeo.
Dando prosseguimento a sua fala, Jelber Rigato, destacou que o setuagésimo terceiro lugar, que a educação do município ocupa é consequência da tamanha negligência com a educação de Linhares e ainda acrescentou que, na semana do professor, no mês de outubro do ano passado, foi feito o alerta sobre a situação da educação no município, que ele chamou de caótica. Veja.
O presidente encerrou dizendo sobre a situação salarial da categoria, falou que alunos ficaram sem professores por semanas, e ainda afirmou que alunos com necessidades especiais estão desassistidos e que não há monitores para atender a demanda, e como consequência disso, muitos não estão frequentando a escola, pois o município não cumpre com o que está previsto no estatuto da pessoa com deficiência, e disse que, não cumprir a lei, se tornou uma prática comum no município. Confira no vídeo.
O vereador Roninho Passos (DC), questionou se os professores e os alunos do munícipio receberam os notebooks, como foi veiculado em campanha publicitária pela comunicação do município. Veja a resposta surpreendente de Jelber.
O vereador Tarcísio Silva por sua vez destacou que a Câmara aprovou 186 milhões de reais para a educação no município e cobrou para que o presidente da casa, reúna os vereadores para encontrar uma solução e ainda sugeriu para que possa ser feita uma comissão para ir até o prefeito, Bruno Marianelli e levar a situação que foi demostrada na sessão, que é extremamente vexatória e humilhante, para os que precisam dos serviços da educação em Linhares. Veja vídeo.
Nossa reportagem pediu ao município posicionamento a respeito da péssima colocação da educação no resultado do Fundeb e também a respeito da fala do presidente dos Conselhos do Fundeb e do CME, mas o município não respondeu.