Um senhor de 86 anos, identificado como Orli Fernandes Sales, faleceu por volta das 9 horas da manhã desta quinta-feira (13/11), ao chegar na Unidade Sanitária de Linhares (USL), localizada no bairro Colina, antigo Hospital Talma.
Segundo informações de testemunhas, Orli chegou à unidade acompanhado de sua neta, Juliana Sales — mãe dos meninos Joaquim e Kauã, vítimas do caso envolvendo o ex-pastor Georgeval Alves. Ao chegar ao local, o idoso começou a passar mal, e Juliana acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
📍 Nos siga no Instagram – @nortenoticiaes
Ainda conforme relatos de pessoas que estavam na unidade, o atendimento telefônico do SAMU demorou, com muitas perguntas sendo feitas, enquanto a equipe da USL iniciou os primeiros socorros rapidamente. Mesmo assim, os profissionais aguardaram a chegada da ambulância.
O SAMU chegou ao local e realizou o atendimento, porém o senhor Orli não resistiu e veio a óbito na entrada da Unidade de Saúde.
Testemunhas ficaram chocadas e emocionadas com o ocorrido, e levantaram questionamentos sobre a demora no atendimento telefônico do SAMU e a falta de equipamentos de emergência dentro da USL para situações como essa.
📲 Entre em nosso Canal de WhatsApp e receba as notícias em primeira mão:
https://whatsapp.com/channel/0029Vak9LDF6RGJFMdcGEf3S
A Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, se manifestou sobre o caso em nota enviada ao Norte Notícia. Segundo o órgão, o paciente realizava acompanhamento cardíaco no Hospital Rio Doce, referência em casos de alta complexidade, e havia ido à USL para realizar um procedimento de risco cirúrgico solicitado pelo profissional que o acompanhava no HRD.
Durante o atendimento, conforme a nota, o mal-estar ocorreu na porta da unidade, momento em que a equipe da USL prestou os primeiros socorros e acionou o SAMU, que encaminhou o paciente a um hospital do município, onde ele evoluiu para óbito.
Confira a nota na íntegra:
Nota da Prefeitura de Linhares
A Secretaria Municipal de Saúde se solidariza com os familiares e presta todo o apoio necessário neste momento de dor.
E com muita transparência e responsabilidade esclarece que:
“A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Unidade Sanitária de Linhares (USL), informa que o paciente realizava acompanhamento médico cardíaco no Hospital Rio Doce, por se tratar de alta complexidade.
Na manhã desta quinta-feira (13) ele esteve na USL para realizar o procedimento de risco cirúrgico solicitado pelo profissional médico que o acompanha no HRD.
O paciente estava acompanhado de um familiar.
O exame na USL estava no dia e no horário agendado, sem atrasos.
Na porta da USL ele sofreu um mal-estar, o familiar solicitou uma cadeira de rodas e as equipes de saúde realizaram os primeiros atendimentos.
As equipes da USL também acionaram o Samu, mas infelizmente o paciente evoluiu a óbito no local e todos os trâmites burocráticos para a remoção do corpo foram adotados.”
A funerária responsável pelos serviços fúnebres esteve na unidade de saúde e fez a remoção do corpo. As informações sobre velório e sepultamento serão passadas assim que tivermos acesso às informações.
O Norte Notícia solidariza com amigos e familiares de Orli Fernandes Sales.









