Uma mulher que está com o irmão internado no Hospital Geral de Linhares fez um relato desesperador pedindo socorro para que seu irmão faça uma cirurgia e não ampute a perna. Ouça o áudio:
Desde a tarde de ontem, segunda-feira (30/03), estão chegando a nossa redação através do número, 27 99527-2726, várias reclamações dando conta de que, pessoas internadas no Hospital Geral de Linhares, há vários dias aguardando marcação de cirurgia ortopédica e não estão sendo atendidas, chegando a esperar até mais de 30 dias.
Pacientes também relatam que eles não entendem o motivo de que algumas pessoas são internadas depois do que muitos que já estão internados, com o mesmo problema e que alguns têm a cirurgia marcada rapidamente e a deles não.
Em uma rede social foi postado o seguinte pedido de socorro:
“Estamos aqui no hospital HGL pedindo ajuda, um socorro porque estamos internados aguardando apenas a cirurgia aqui não se encontra ninguém doente, pelo ao contrario, estamos correndo risco de pegar uma bactéria ou algum tipo de vírus, tem pessoas que estão aguardando a 40 dias, outros 30 dias outros 20 e poucos dias, já tivemos varias conversas com assistentes e responsáveis, mas a conversa é a mesma de sempre que manda os nome pra central de vagas e temos que aguarda chamar. Devido também o coronavirus tem atrasado, mas chegamos bem antes do coronavirus.
Compreendemos que temos que aguarda mais tem pessoas que chegam e ficam um dia, no máximo, ou dois dias e vai de transferência. Já foram 3 só que presenciamos, alguns dos que foram com a mesma fratura do que dos amigos que já estão aqui a mas de 30 dias. Porque isso? Eles são diferentes de nós? E vamos ate quem e de direito e eles não tem explicação sobre as pessoas que já foram na nossa frente. Porisso estamos aqui encarecidamente fazendo este apelo e pedindo a ajuda de todos que puderem nos ajudar, desde já agradecemos a todos de coração muito obrigado e que DEUS abençoe a todos!!!!”
Nossa reportagem passou o relato dos problemas para a Prefeitura de Linhares e a resposta foi a seguinte:
“A direção do Hospital Geral de Linhares (HGL) informa que todos os pacientes que estão aguardando transferência para realização de cirurgias se encontram cadastrados na Central de Regulação de Internação de Urgência (CRIU), da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa-ES), por se tratar de cirurgias ortopédicas realizadas pelo Estado em hospitais de referência.
A Secretaria Municipal de Saúde de Linhares está em contato com o Governo do Estado, por meio da Sesa-ES, que está empenhada em viabilizar a transferência desses pacientes, no menor tempo possível, para hospitais referências em atendimentos ortopédicos.”