A movimentação policial desta quinta-feira (22/02), em Linhares, foi marcada por uma ação de Equipes da Força Tática da Polícia Militar, que teve início no bairro Aviso e terminou no cruzamento da Rua Monsenhor Pedrinha com a Avenida Guaçuí, no bairro Araçá, em Linhares.
De acordo com relatório da Polícia, a ocorrência deu início durante o Patrulhamento Tático Motorizado na Avenida Wenceslau Braz, Bairro Aviso, quando uma equipe de Força Tática avistou um automóvel Corsa, de cor branca e placas JST-0823, com dois ocupantes, sendo que o passageiro ao perceber a presença da viatura policial, se abaixou de forma discreta, ação que levantou suspeita dos militares, que de imediato deram ordem de parada para abordagem, através de sinais sonoros e luminosos, no entanto o condutor desobedeceu a ordem e empreendeu fuga em alta velocidade, momento em que deu início a perseguição. O condutor do veículo suspeito durante a tentativa de fuga passou em vários cruzamentos colocando em risco a vida de várias pessoas que trafegavam por ruas e avenidas.
Durante o trajeto da fuga, foi percebido pelos militares, que na Avenida Guaçuí, ainda no bairro Aviso, o passageiro arremessou uma arma de fogo para fora do carro, e logo mais a frente, o condutor ao acessar a Rua Monsenhor Pedrinha, perdeu o controle da direção do veículo e colidiu no meio fio, neste momento foi realizada a abordagem.
Os militares realizaram buscas pessoais e nada de ilícito foi encontrado, sendo o condutor identificado como Jhonatan de Jesus Cardoso, 25 anos de idade, e o carona identificado como, Carlos Vinicius de Oliveira Silvestre, 26 anos de idade, que segunda informações da PM os dois são velhos conhecidos da guarnição, por já terem sidos presos, por envolvimento no tráfico de drogas, na região do bairro Aviso. ao ser feito a averiguação da arma dispensada durante a fuga, foi constatado que se tratava de um revólver calibre.32, da marca Taurus, numeração 191251.A arma estava municiada com 03 munições do mesmo calibre.
Ainda foi realizada buscas no veículo e foi encontrada uma pochete de cor preta, em seu interior havia maconha, (embalada pronta para a comercialização), pedra bruta de crack, dois aparelhos celulares (01 Motorola Moto, de cor dourada e 01 Iphone XR de cor preta). A dupla ao ser questionada sobre os materiais ilícitos encontrados, Carlos Vinícius assumiu a propriedade da arma, e quanto às drogas, os suspeitos disseram ser para uso.
Ainda durante a abordagem ficou constatado que o condutor do veículo, Jonathan, não possui Carteira Nacional de Habilitação (CNH), conhecida popularmente como carteira de motorista e ainda segundo informações passadas pelos próprios indivíduos eles estavam em liberdade condicional.
Diante dos fatos foi dada voz de prisão, e os elementos, juntamente com todo material apreendido foram conduzidos para a 16ª Delegacia Regional da Polícia Civil de Linhares, o automóvel foi removido ao pátio credenciado ao Detran/ES, por não apresentar condutor habilitado, bem como ser utilizado para o transporte de entorpecente, ficando à disposição da autoridade competente. Ainda no interior do veículo foi encontrado um copo térmico, uma caixa de som e uma carteira com cartões bancários e a quantia de R$ 1,35 em moedas, que foram para a companheira de Jonathan, na delegacia.
Na ocorrência da Polícia ainda consta que a dupla tem várias passagens por tráfico de drogas e porte ilegal de arma e fogo.
A defesa (advogados (as)), dos envolvidos na ocorrência tem o espaço aberto através do WhatsApp 27-99527-2726, caso queira se manifestar a respeito dos fatos.
Materiais Apreendidos:
01 Revólver Calibre 32;
03 Munições Calibre 32;
02 Aparelhos Celulares.
01 Tablete de Maconha;
01 Pedra de Crack.