A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (Semob) divulgou o cronograma de recolhimento de entulho para todo o mês de março. Nesta sexta-feira (4), as atividades acontecem nos bairros Shell e Araçá. No sábado (5) é a vez dos bairros Novo Horizonte, José Rodrigues Maciel e Lagoa do Meio receberem o serviço, além dos distritos do Farias, Guaxe e comunidade de Pontal do Ouro.
A coleta de entulho no centro de Linhares é realizada todas as sextas-feiras, no horário das 6 às 8 horas.
A orientação é que os moradores depositem o entulho somente no dia anterior à data programada para a coleta, acondicionado de forma e local adequados, evitando que os entulhos sejam colocados em calçadas e ciclovias, a fim de que não haja acúmulo de material e formação de pontos viciados.
Descarte de entulhos
Ressalta-se que os resíduos sólidos, provenientes da construção civil, são de responsabilidade do proprietário da obra. Portanto, os entulhos não podem ser descartados sobre calçadas (passeios públicos) e tampouco nas ciclovias, devendo ser acomodados em contêineres específicos contratados pelo responsável ou empresa contratada para a execução da construção particular.
Outro cuidado é com a limpeza de lotes e quintais. Os resíduos retirados durante esta limpeza também devem ser acondicionados de forma correta, preferencialmente em sacolas plásticas, como forma de contribuir com o trabalho dos coletores, e, principalmente, com a limpeza da cidade.
Fiscalização e multa
Além da intensificação dos trabalhos de remoção, a Prefeitura de Linhares, por meio do Departamento Municipal de Fiscalização, tem instalado nos pontos viciados de descarte irregular de lixo e entulho, placas com aviso de que é proibido depositar resíduos naquele local. As placas têm aviso de multa e a legislação vigente, que inibe a prática indevida.
Regularmente, as equipes de fiscalização realizam ações de vistoria em áreas onde existem pontos viciados, terrenos baldios e em vias públicas – locais onde os resíduos são descartados irregularmente.
O cidadão flagrado ou identificado destinando entulho ou lixo doméstico em locais proibidos, é notificado e orientado a recolher o material. Caso não proceda com a recomendação, ele é multado em R$300,00. Se houver desrespeito à primeira multa, outra é aplicada no valor de R$1.500,00.
O pedido é para que a população mantenha o local limpo. Denúncias de descarte irregular de lixo e entulhos podem ser feitas no telefone 3372 2120 (Fiscalização), 3372 2117 (Semob) ou no 0800 283 7585 (Ouvidoria).