Uma noite dedicada a reconhecer e valorizar o protagonismo juvenil. Assim foi a Sessão Solene em homenagem ao Dia Nacional e Municipal da Juventude, realizada nesta terça-feira (12/08) na Câmara de Linhares. A data passa a ser celebrada oficialmente no município após a sanção da Lei 4.261, proposta pelo vereador Caio Ferraz.
O evento reuniu autoridades, lideranças religiosas, comunitárias e representantes de diversas entidades para prestigiar jovens que se destacam em diferentes frentes de atuação. Entre os homenageados estavam integrantes de movimentos como o EJC de diversas paróquias, Grupos de Jovens, Aliança Jovem, Comissão da OAB Jovem, Grêmio Estudantil do IFES, Clube dos Desbravadores, Juventude da IBL, Diretório Central dos Estudantes da Faceli (DCE), Centro Juvenil Salesiano Santa Maria Mazarello e alunos da Escola Bartouvino Costa.
Caio Ferraz, o mais jovem vereador a ocupar uma cadeira no Legislativo linharense e idealizador da Comissão Especial da Juventude, destacou a importância de ampliar o debate para áreas como qualificação profissional, desenvolvimento econômico, participação política e engajamento social.
“Essa Sessão Solene vem para dar visibilidade e homenagear a juventude que faz a diferença em tantos setores do nosso município, e que, pela primeira vez, têm vez e voz nesta Casa”, ressaltou o vereador.
O presidente da 3ª Subseção da OAB Linhares, Thiago Durão Pandini, e o presidente da Aliança Jovem, Vinicius Garcia, também destacaram, em seus discursos, a importância de políticas públicas que estimulem a participação da juventude no desenvolvimento social e econômico da cidade.
A nova lei municipal busca fomentar a atuação dos jovens em iniciativas que contribuam para transformar Linhares, reforçando o papel dessas lideranças na construção do futuro da comunidade.
Fotos – Assessoria do Parlamentar