Três projetos da Secretaria da Saúde (Sesa) estão na final do Prêmio Inoves 2024. São eles: “Gota de vida: a tecnologia como instrumento para captação e fidelização de doadores de sangue do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi)”, “O Plano de Ação Institucional da Superintendência Regional de Saúde de Colatina” e “Padtech: criação de um software de triagem de lesões de pele para auxiliar profissionais de saúde do ICEPi”.
O resultado parcial do Inoves foi publicado na noite dessa quarta-feira (04). A Sesa inscreveu 27 projetos, que passaram na primeira etapa do prêmio. Desses, 15 foram para a semifinal e três, por sua vez, foram escolhidos para a final, todos na categoria Desenvolvimento do eixo do Executivo Estadual.
“Estamos muito felizes com esse resultado. Vamos seguir na torcida para que o trabalho da Sesa seja reconhecido. Os servidores são focados na prestação de um serviço de qualidade para quem usa o Sistema Único de Saúde (SUS)”, comemorou o secretário de Estado da Saúde, Miguel Duarte.
O gerente de Inovação do ICEPi, Ricardo Costa, ressaltou a importância social dos projetos selecionados. “O ICEPi vem ganhando cada vez mais destaque no ecossistema de inovação capixaba e se consolidando como uma referência em nível nacional. Os projetos finalistas do Prêmio Inoves são alguns dos exemplos de como nossa atuação contribui para melhorar a vida da população e também os serviços de saúde, aliando tecnologia e cuidado em saúde. Esse é nosso grande objetivo”, disse.
A especialista em Gestão, Regulação e vigilância em Saúde da Superintendência Regional de Saúde de Colatina, Daniela de Souza Casotti, ressaltou que a escolha do projeto da Superintendência valoriza a cultura e o poder do planejamento no serviço público.
“Cada setor fazia o seu planejamento separado. Quando unificamos, eles passaram a se apoiar para dar resultados. No início, a gente premiava com medalhas digitais no painel aqueles setores que tinham os menores percentuais de ações não realizadas. Isso gerou uma competição saudável, fortaleceu as lideranças e solidificou a cultura do planejamento em um modelo que pode ser replicado em outros espaços”, enfatizou Daniela Casotti.
Seleção
No total, são 30 projetos selecionados na disputa final, sendo 18 do Executivo Estadual, nove do Executivo Municipal e três de outros Entes Públicos. Elas concorrem entre si nas categorias Ideia, Projeto em Desenvolvimento e Projeto de Resultados.
Os três projetos finalistas da Sesa vão ser apresentados, ainda neste mês, para uma banca julgadora, que fará a análise com base em critérios como inovação, foco na pessoa usuária, resultados, relevância para a sociedade e uso eficiente dos recursos. Se vencerem, recebem recursos para investimento, além certificado, selo do programa e troféu. O resultado final será divulgado em novembro deste ano.
Reconhecimento
A Sesa venceu o Prêmio Inoves 2022, com o projeto “Implementação do NESAM SAMU 192 como qualificação do cuidado às urgências e emergências psiquiátricas no Estado do Espírito Santo”, na categoria Ideia. Ele foi um dos selecionados entre os 259 inscritos. O objetivo do projeto era qualificar, humanizar e garantir o acesso e a continuidade às pessoas que precisam do cuidado de urgência e emergência psiquiátrica.
O NN abre o espaço para perguntas e dúvidas através dos canais:
- WhatsApp: (27) 9 9527-2726
- E-mail: [email protected]
Acesse o nosso canal e fique por dentro de tudo que acontece no norte do Espírito Santo! Clique aqui.