A Polícia Federal deflagrou a Operação Mulus, que mirou uma quadrilha especializada em transportar cocaína para o Espírito Santo utilizando “mulas humanas”. Os integrantes do grupo recrutavam pessoas para transportar a droga amarrada ao corpo, oferecendo uma recompensa de cerca de R$ 3 mil por viagem. No último ano, a organização criminosa movimentou aproximadamente 100 kg da substância.
A ação policial ocorreu nos estados do Espírito Santo e Mato Grosso, onde foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão, além de dois mandados de prisão temporária. Entre os itens apreendidos, estão alguns aparelhos celulares que podem fornecer mais informações sobre as operações da quadrilha.
As investigações tiveram início em junho de 2023, quando dois indivíduos foram presos em flagrante transportando 14 kg de cocaína de Cuiabá para o Espírito Santo, com a droga presa às pernas por meio de fitas adesivas. A Polícia Federal continua as investigações, e os envolvidos poderão responder por tráfico de drogas e associação para o tráfico, com agravante por tratar-se de um crime interestadual, conforme previsto na Lei 11.343/2006.