Os usuários do transporte coletivo de Linhares foram surpreendidos com mais um aumento na tarifa dos ônibus. A empresa responsável pelo serviço anunciou um reajuste mesmo após ter recebido um subsídio financeiro aprovado pela Câmara de Vereadores do município.
No comunicado sobre o aumento, a empresa justificou que a nova tarifa foi aprovada pelo Conselho Tarifário. No entanto, chama a atenção o fato de que um dos membros desse conselho é um vereador, representante da mesma Câmara que aprovou a ajuda financeira para a empresa.
Auxílio financeiro aprovada sob a justificativa de evitar reajuste
Com a alegação de que o subsídio evitaria o aumento da tarifa, os vereadores Adriel Pajé, Evelson Lima, Jaguará da Saúde, Jonathan Maravilha, Juarez Donatelli, Paulinho do Maracujá, Roninho Passos, Yupi Silva, Professora Kelley Bonicenha e Sargento Ronhanha votaram a favor do auxílio financeiro à empresa concessionária da maioria das linhas do transporte coletivo da cidade.
Apesar da medida, os passageiros das linhas, Boa Vista, Farias, Cajueiro, e lagoa Durão, foram surpreendidos por um comunicado afixado nos ônibus informando que a tarifa aumentaria dos atuais R$ 8,00 para R$ 8,50. Esse reajuste gera indignação, pois além do valor repassado diretamente na passagem, a população já contribui indiretamente através dos impostos, que financiam a ajuda financeira concedida à empresa.
Vereadores contrários e questionamentos
Na votação do projeto, os vereadores Alyson Reis, Caio Ferraz, Kauã do Salão e Pamela Maia votaram contra a medida. Já os vereadores Professor Antônio César, Juninho Buguiu e Roque Chile não compareceram à sessão.
Após a divulgação do comunicado do aumento, diversos moradores procuraram o Norte Notícia para expressar sua insatisfação. No sábado (22/03), um vídeo do vereador Alyson Reis circulou em grupos de WhatsApp informando a população sobre o reajuste. Veja o vídeo:
Posicionamento das autoridades
O Norte Notícia entrou em contato com a Câmara de Vereadores, a Prefeitura de Linhares e a empresa de ônibus, através de mensagens, via WhatsApp, para questionar os motivos do aumento da tarifa. Assim que houver retorno, a matéria será atualizada.
O reajuste está previsto para entrar em vigor a partir deste domingo (23/03). Caso seja concretizado, os usuários do transporte coletivo pagarão em dobro: diretamente na passagem e indiretamente através do repasse feito com dinheiro público.
O NN abre o espaço para perguntas, dúvidas e defesa (advogados), de pessoas que tiverem seus nomes citados em matérias, e queira se manifestar, através dos canais:
* WhatsApp: (27) 9 9527-2726
* E-mail: [email protected]
Acesse o nosso canal e fique por dentro de tudo que acontece no norte do Espírito Santo! Clique aqui.
ANÚNCIO
E mais uma vez o povo é enganado com falsas promessas.
Parabéns a todos os envolvidos nesse circo.
Isso é uma vergonha,e assim acontece com o povo de sooretama enquanto eles ficar aceitando essa empresa q não oferece conforto nenhum vão ficar sofrendo,q nem ônibus com ar condicionado tem, acorda meu povo cadê os órgãos competentes pra lutar por vcs