O Procon de Linhares intensificou a fiscalização nos supermercados do município com foco nos produtos mais consumidos durante o período da Páscoa. A operação ocorreu na manhã desta quinta-feira (17/04) e teve como objetivo garantir a segurança alimentar e o direito dos consumidores.
Ao menos quatro supermercados, localizados nos bairros Centro e Araçá, foram inspecionados por agentes do órgão.
Segundo informações do Procon, três dos estabelecimentos fiscalizados estavam em conformidade com as normas sanitárias e de rotulagem. No entanto, um supermercado situado no Centro, apresentou diversas irregularidades.
Durante a vistoria, os fiscais encontraram peixe tipo bacalhau embalado de forma inadequada — com embalagens rasgadas e presença de moscas. Outro lote do mesmo produto, que deveria estar refrigerado, estava fora das condições ideais de armazenamento.
Além disso, foram identificadas embalagens de palmito com as datas de fabricação e validade apagadas, impossibilitando a conferência da qualidade do produto.
A diretora do Procon de Linhares, Lívia Ferrari, destacou a importância da operação, principalmente em datas comemorativas, quando o consumo de determinados itens aumenta significativamente. “Foi um resultado muito bom para o consumidor de forma geral. O objetivo foi fiscalizar os produtos mais comprados em época de Páscoa, como ovos de chocolate, bacalhau, azeite e palmito”, afirmou.
Como resultado da inspeção, foram lavrados um auto de constatação e um auto de infração. O responsável pelo estabelecimento tem o prazo de 20 dias para apresentar defesa e corrigir as irregularidades apontadas, sob risco de sanções administrativas.
O PROCON do município não divulgou o nome do estabelecimento.
O Procon de Linhares reforça o pedido para que a população colabore denunciando práticas abusivas ou produtos impróprios para consumo. As denúncias podem ser feitas presencialmente na sede do órgão, localizada na Avenida Augusto Calmon, nº 1117, no Centro da cidade, ou pelo telefone (27) 3199-1360.
O NN abre o espaço para perguntas, dúvidas e defesa (advogados), de pessoas que tiverem seus nomes citados em matérias, e queira se manifestar, através dos canais:
* WhatsApp: (27) 9 9527-2726
* E-mail: [email protected]
Acesse o nosso canal e fique por dentro de tudo que acontece no norte do Espírito Santo! Clique aqui.
ANÚNCIO