Por volta das 18h40 deste domingo (20/04), uma guarnição da Polícia Militar foi acionada para atender uma ocorrência no Córrego Cedro, zona rural de Rio Bananal, onde um motorista de caminhão, supostamente embriagado, colidiu com um automóvel e fugiu do local a pé, pelo cafezal.
Segundo relato da vítima, que conduzia um Chevrolet Corsa em direção a Linhares, um caminhão Mercedes-Benz colidiu violentamente contra a lateral esquerda e parte da traseira de seu veículo. Após o acidente, o condutor do caminhão abandonou o veículo e tentou fugir pelo mato.
Durante o atendimento da ocorrência e coleta de dados, o suspeito retornou ao local e se apresentou aos policiais. A equipe constatou sinais evidentes de embriaguez e, por isso, o homem foi colocado no compartimento de segurança da viatura e conduzido até a Delegacia Regional de Linhares.
No local, foi realizado o teste do etilômetro (bafômetro), que apontou 1,01 miligrama de álcool por litro de ar alveolar expelido pelos pulmões — valor mais de três vezes superior ao limite considerado crime de trânsito.
O que diz a legislação?
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), dirigir sob a influência de álcool é infração gravíssima. O limite tolerado por lei é de até 0,33 mg/L no teste do bafômetro. A partir de 0,34 mg/L, o condutor é enquadrado criminalmente.
As penalidades previstas são:
-
Multa de R$ 2.934,70, com possibilidade de dobrar em caso de reincidência no período de 12 meses;
-
Suspensão do direito de dirigir por 12 meses;
-
Recolhimento da CNH e retenção do veículo;
-
Detenção de 6 meses a 3 anos, nos casos considerados crime de trânsito, como foi o caso do condutor detido.
O motorista permanece à disposição da Justiça.

O NN abre o espaço para perguntas, dúvidas e defesa (advogados), de pessoas que tiverem seus nomes citados em matérias, e queira se manifestar, através dos canais:
* WhatsApp: (27) 9 9527-2726
* E-mail: [email protected]
Acesse o nosso canal e fique por dentro de tudo que acontece no norte do Espírito Santo! Clique aqui.
ANÚNCIO