A Prefeitura de Linhares realiza um mutirão nesta quarta-feira (19/01) para marcar o início da vacinação das crianças de 5 a 11 anos contra a covid-19. Um posto de aplicação do imunizante pediátrico vai funcionar de 8 da manhã às 16 horas, na Quadra poliesportiva Idemar Uneda, no bairro Shell. Nesta primeira remessa, Linhares recebeu 1.030 frascos do imunizante pediátrico e seguirá rigorosamente o Plano Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde.
De acordo com a secretaria municipal de Saúde, serão vacinadas, inicialmente, crianças com comorbidades de 5 a 11 anos e crianças sem comorbidades com 11 anos de idade completos que residem na sede do Município. Assim que Linhares receber mais doses, começa a vacinação também nas localidades do interior. É necessário apenas que a criança esteja acompanhada dos pais ou responsáveis ou tenha uma autorização por escrito e não há necessidade de prescrição médica.
As novas convocações da criançada serão de forma escalonada, em ordem decrescente de idade e serão informadas pelos canais oficiais da Prefeitura, dependendo do recebimento de novos lotes de vacina pelo município. Crianças que completarem 12 anos após o recebimento da primeira dose deverão completar o ciclo vacinal com o mesmo imunizante.
O esquema vacinal será com duas doses, obedecendo o intervalo de oito semanas entre as aplicações. Os pais e/ou responsáveis deverão observar os cartões de vacinação das crianças uma vez que o intervalo de qualquer vacina de rotina tem que obedecer 15 dias para vacinação contra Covid. Se a criança tiver sintomas gripais, é necessário aguardar
Ordem de recebimento da vacina
1º – crianças com comorbidades e deficiências permanentes;
2º – povos indígenas e quilombolas;
3º – crianças que vivem com pessoas com risco de evoluir para quadros graves da Covid-19;
4º – crianças sem comorbidades.