Um incêndio de grandes proporções atingiu uma vasta área de vegetação entre os bairros Planalto e Nova Esperança, em Linhares, no Norte do Espírito Santo, na tarde desta segunda-feira (02/09). Todo Espírito Santo enfrenta uma crise de incêndios florestais em 2024, com um aumento alarmante de 73% no número de ocorrências em comparação ao ano passado. Imagens registradas por leitores se espalharam pelas redes sociais mostrando uma espessa nuvem de fumaça se espalhando pela região, afetando a visibilidade e a qualidade do ar.
O fogo teve início na vegetação pertencente à empresa Lasa Agroindustrial (Lasa), e, possivelmente provocado por “terceiros não autorizados”. Além do Corpo de Bombeiros, brigadistas da própria empresa também estiveram envolvidos no esforço de combate às chamas.
Este período do ano é especialmente propício para a ocorrência de incêndios em vegetação devido ao clima seco e quente. Além disso, Linhares recebeu um alerta de altíssimo risco para incêndios em vegetação. O município tem enfrentado um aumento alarmante nas ocorrências de incêndio em 2024, com um crescimento de 275% no número de registros de janeiro a julho. Em comparação com 2023, quando foram registradas 54 ocorrências, 2024 já contabiliza 203 incêndios em vegetação.
Nem só a cidade de Linhares mas todo Espírito Santo enfrenta uma crise de incêndios florestais em 2024, com um aumento alarmante de 73% no número de ocorrências em comparação ao ano passado. De janeiro até o dia 25 de agosto, foram registradas 310 ocorrências de focos de incêndio no estado, contra 179 no mesmo período de 2023, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).
O mês de agosto tem sido particularmente devastador. A última semana do mês foi marcada por uma intensificação dos incêndios, que destruíram áreas de mata e parques, e chegaram perigosamente perto de residências em centros urbanos das cidades de Castelo, Mimoso do Sul, Rio Bananal e Colatina. Para enfrentar a situação, uma força-tarefa composta pelo Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) foi mobilizada para controlar e extinguir os focos de incêndio.
Entre os municípios mais afetados, a maioria está localizada na Região Norte do estado. As cidades com o maior número de focos de incêndio em 2024 são:
- Linhares: 28 focos de incêndio
- Aracruz: 24 focos de incêndio
- São Mateus: 24 focos de incêndio
- Cachoeiro de Itapemirim: 23 focos de incêndio
- Conceição da Barra: 15 focos de incêndio
- Santa Maria de Jetibá: 11 focos de incêndio
- Serra: 11 focos de incêndio
- Colatina: 10 focos de incêndio
- Nova Venécia: 10 focos de incêndio
- Itapemirim: 9 focos de incêndio
- Pinheiros: 9 focos de incêndio
- Sooretama: 8 focos de incêndio
- Domingos Martins: 7 focos de incêndio
- Jaguaré: 6 focos de incêndio
- Montanha: 6 focos de incêndio
O aumento significativo no número de incêndios destaca a necessidade urgente de medidas de prevenção e resposta eficazes. As autoridades continuam a intensificar seus esforços para controlar a situação e minimizar os danos, mas a colaboração da população e a adesão às normas ambientais são fundamentais para enfrentar essa crise.
O NN abre o espaço para perguntas e dúvidas através dos canais:
- WhatsApp: (27) 9 9527-2726
- E-mail: [email protected]
Acesse o nosso canal e fique por dentro de tudo que acontece no norte do Espírito Santo! Clique aqui.