Hospital Rio Doce anuncia que funcionamento da maternidade continua, mas ação é do governo do ES
Norte Notícia
A Secretaria da Saúde do Espírito Santo (Sesa) informou que não haverá interrupção dos serviços de maternidade do Hospital Rio Doce, em Linhares. Segundo a pasta, está em execução um Plano de Contingência que garante o funcionamento dos atendimentos de risco habitual e de alto risco, com oferta de médicos e assistência integral aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
Durante entrevista, o secretário de Estado da Saúde, Tyago Hoffmann, foi enfático ao afirmar que o Governo do Espírito Santo “abre hospitais, não fecha hospitais”, reafirmando o compromisso do Estado com a manutenção e ampliação da rede pública de saúde. 📹Assista ao vídeo do secretário Tyago Hoffmann
A Sesa esclareceu ainda que os valores repassados aos hospitais contratualizados são adequados e proporcionais aos serviços prestados. O modelo de contratualização adotado pelo Estado é considerado referência nacional e reconhecido pela Federação das Entidades Filantrópicas, por garantir equilíbrio financeiro e transparência, sem diferenciação entre instituições.
De acordo com o governo, a Fundação Beneficente Rio Doce recebe valores compatíveis com os serviços prestados, em condições idênticas às de outras unidades hospitalares. As dificuldades financeiras enfrentadas pela instituição, segundo a Sesa, decorrem de sua própria gestão e decisões administrativas.
Cabe às instituições contratualizadas a responsabilidade pela gestão dos recursos, enquanto ao Estado compete assegurar o financiamento adequado e a boa aplicação dos recursos públicos. Por isso, a Sesa ressaltou que não haverá repasse de novos recursos sem a correspondente ampliação dos serviços de saúde oferecidos à população.
💬 Entre em nosso grupo de WhatsApp e receba as notícias em primeira mão –Clique aqui
O Ministério Público do Espírito Santo (MPES), por meio da 4ª Promotoria de Justiça Cível de Linhares, ajuizou nesta sexta-feira (03) uma ação civil pública para garantir a continuidade dos serviços de maternidade no Hospital Rio Doce, após o anúncio inesperado de fechamento. A medida reforça a atuação conjunta entre o MPES e a Sesa, assegurando que o serviço seja mantido até que soluções permanentes sejam definidas.
O NN abre o espaço para perguntas, dúvidas e defesa (advogados), de pessoas que tiverem seus nomes citados em matérias, e queira se manifestar, através dos canais:
* WhatsApp: (27) 9 9527-2726
* E-mail: nortenoticia01@gmail.com
Acesse o nosso canal e fique por dentro de tudo que acontece no norte do Espírito Santo! Clique aqui.