Nesta quarta-feira (02/10), o Hospital Estadual Roberto Arnizaut Silvares (HRAS), localizado em São Mateus, realizou duas captações simultâneas de órgãos, incluindo rins, fígado e córneas. As doações beneficiarão moradores do Espírito Santo e de Minas Gerais que aguardam por transplantes.
A coordenadora da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) do HRAS, Romy Schneider, destacou a importância da comunicação com as famílias. “Cultivamos valores como empatia, respeito e transparência, fortalecendo o vínculo com as famílias. Todas são acompanhadas pela equipe de psicologia do hospital, e após o protocolo de Morte Encefálica (ME), discutimos a doação de órgãos apenas após esclarecer todas as dúvidas”, explicou.
Durante as captações, de um dos doadores foram obtidas duas córneas, dois rins e um fígado, todos destinados à fila estadual de transplantes. O segundo doador resultou na captação de duas córneas e dois rins, que serão enviados a pacientes compatíveis em Minas Gerais.
Schneider expressou a satisfação da equipe com os resultados: “Nos sentimos motivados e satisfeitos em participar de um processo que, embora doloroso, nos permite ajudar na recuperação de vidas. O empenho da equipe da UTI e da CIHDOTT é fundamental para o sucesso do nosso trabalho.”
No Brasil, a doação de órgãos depende da autorização familiar. Por isso, o HRAS planeja manter uma campanha de conscientização permanente sobre o tema. Durante o “Setembro Verde”, mês dedicado à conscientização sobre doação de órgãos, a CIHDOTT organizou eventos em São Mateus, incluindo uma ação na Praça Anchieta e uma caminhada na Praia de Guriri. “Falar sobre o assunto é essencial para que as famílias saibam se alguém deseja ser um doador de vida”, acrescentou Romy.
Até quinta-feira (03), a Central Estadual de Transplantes do Espírito Santo (CET-ES) registrou 2.488 pacientes aguardando por órgãos, sendo 1.156 para rim, 1.285 para córnea, 43 para fígado e quatro para coração.
O NN abre o espaço para perguntas e dúvidas através dos canais:
- WhatsApp: (27) 9 9527-2726
- E-mail: [email protected]