De acordo com informações apuradas pela reportagem do Tribuna Online,ele é natural de Linhares e morador da Grande Vitoria. O nome do paciente não foi divulgado. Segundo funcionários da UPA de Carapina, o homem permaneceu na unidade por cerca de duas horas e, posteriormente, foi encaminhado para o Hospital Estadual DrJayme Santos Neves, no mesmo município.
Segundo informações colhidas no local, quando o paciente chegou já havia toda uma estrutura pronta para recebê-lo. O homem segue em isolamento.
Uma moradora de Fundão, que acompanha o marido contou como foi a reação das pessoas após a chegada do paciente no Jayme. “Nós chegamos às 18h30 e, por volta das 19h30, começou a movimentação. Distribuíram máscaras e teve correria. Depois de um tempo, funcionários, pacientes e acompanhantes já estavam sem máscaras. Eu perguntei e funcionários me disseram que não tem mais risco. Eu fico com receio, mas tenho que ficar com meu marido”, disse a dona de casa Iara Saccani, de 45 anos.
Ainda de acordo com a apuração da reportagem, ambas as unidades de saúde têm funcionamento normal nesta quarta-feira (26).
A Secretaria de Estado da Saúde e a Prefeitura da Serra foram acionadas, mas ainda não deram retorno.
*Matéria atualizada às 12h30 – No início da manhã, a equipe de reportagem recebeu a informação de que o paciente seria um morador de Linhares. A informação correta é que o homem, de 54 anos, é natural de Linhares, mas reside na Grande Vitória.
A Prefeitura de Linhares em seu site divulgou um comunicado. Veja:
Comunicado Oficial:
A secretaria municipal de Saúde de Linhares informa que o paciente diagnosticado com suspeita de coronavírus no Espírito Santo não é morador de Linhares e sim da Grande Vitória. A informação foi confirmada na manhã desta quarta-feira (26) pelo secretário municipal de Saúde, Saulo Meirelles, junto à Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). A notícia foi publicada erroneamente por um veículo de comunicação do Estado na manhã de hoje em sua plataforma digital.
O paciente está internado, em isolamento, no Hospital Dr. Jayme Santos Neves, na Grande Vitória, que é um dos hospitais de referência para atendimento à casos suspeitos, definido pelo Plano Estadual de Enfrentamento e Controle do Covid-19.
As equipes de Saúde da Prefeitura de Linhares irão desenvolver no decorrer desta semana um fluxo de notificação e coleta de material para os casos suspeitos de coronavírus no Município. As medidas estarão concentradas em identificar e comunicar às autoridades sanitárias qualquer suspeita sobre o novo vírus. Para garantir mais agilidade nas notificações, o município irá disponibilizar a ficha de notificação do coronavírus nas unidades de saúde da sede e do interior de Linhares, já a partir da próxima semana.
Além de promover a notificação imediata de qualquer caso suspeito, a Secretaria Municipal de Saúde vai atualizar os serviços de saúde do município que atenderão possíveis casos suspeitos de coronavírus conforme as recomendações de prevenção e diagnóstico recomendadas pelo Ministério da Saúde.
O secretário municipal de Saúde, Saulo Meirelles, destaca que a rede municipal de saúde tem à disposição os materiais indicados para prevenção, protocolo para atendimento dos pacientes e registro de notificações.
“Os equipamentos de proteção individual recomendados pelo Ministério da Saúde são simples e estão disponíveis em nossa rede municipal. Inclusive, o Hospital geral de Linhares (HGL), já está se preparando para caso, eventualmente, surja algum paciente com esses sinais e sintomas, visando sempre o diagnóstico rápido para realizarmos a intervenção necessária”, destacou.
Assim como outras síndromes respiratórias, não há tratamento específico para o contágio pelo coronavírus, apenas medicação para alívio dos sintomas, como febre e dores. A recomendação, dada a facilidade de transmissão, é o isolamento do paciente com monitoramento dos sintomas, repouso e consumo de muito líquido para garantir a hidratação. O período de incubação, ou seja, prazo para que os sintomas comecem a aparecer após o contágio, é de 7 a 15 dias, em média.
Para evitar a transmissão pelo vírus, as orientações são: lavar bem as mãos, cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir, manter os ambientes bem ventilados, não compartilhar objetos de uso pessoal, evitar aglomerações, entre outros. Pessoas com viagem marcada a locais onde há casos confirmados, a recomendação do Ministério da Saúde é aplicar todas as medidas preventivas, inclusive o uso de máscara cirúrgica.
Caso confirmado e suspeito
Até o momento, há caso um caso confirmado de coronavírus no Brasil, em São Paulo, e um suspeito no Espírito Santo, cujo paciente está internado no Hospital Dr. Jayme Santos Neves, na Grande Vitória, que é um dos hospitais de referência para atendimento a casos suspeitos, definido pelo Plano Estadual de Enfrentamento e Controle do Covid-19.
Os dados oficiais estão sendo registrados pelos municípios em um sistema de notificação do Ministério da Saúde, que divulga informações atualizadas todos os dias.
Fonte – Tribuna online