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Foto: Divulgação Eco 101

Foto: Divulgação Eco 101

Governo federal autoriza nova licitação para concessão da BR-101 no ES

Autorização vem após o governo do Espírito Santo se recusar a pagar R$ 950 milhões de indenização e dívidas acumuladas pela concessionária Eco101 para poder assumir a rodovia.

Norte Notícia por Norte Notícia
1 de junho de 2023
em Cidade, Destaques
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O trecho da 478 quilômetros da BR-101 no Espírito Santo teve autorização para passar por uma relicitação. O decreto foi assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e publicado no Diário Oficial da União nesta quinta-feira (1º). A atual concessionária Eco101 anunciou em julho de 2022 que desistiu de administrar a rodovia.

Segundo o texto publicado, há um prazo de 90 dias para que um aditivo contratual seja feito para a administração da rodovia federal entre Mucuri, na Bahia, e a divisa do Espírito Santo com o Rio de Janeiro. O prazo para que esse contrato temporário seja firmado é de mais 90 dias.

Se a regra não for cumprida, a via perderá a qualificação dentro do Programa de Parcerias e Investimentos (PPI) para passar por nova concessão.

A EcoRodovias, controladora da concessionária Eco101, afirmou ter interesse em assinar o termo aditivo. “A Eco101 reitera que todos os serviços continuarão a ser prestados normalmente, de forma a preservar o interesse e a segurança dos usuários da Rodovia BR 101/ES/BA”.

 

Governo do estado desiste de administrar a rodovia

Em maio, o governo do Espírito Santo anunciou que desistiu de assumir a BR-101. Durante uma entrevista, o vice-governador Ricardo Ferraço disse que a decisão veio após a atual concessionária responsável pela rodovia, a Eco101, informar que, para administrar a via, o governo estadual teria que pagar R$ 600 milhões de indenização e R$ 350 milhões de dívidas da empresa junto ao BNDES, totalizando R$ 950 milhões. A Eco101 desistiu da concessão da rodovia em julho de 2022.

“Nós não topamos indenizar porque consideramos que as metas não foram alcançadas, topamos assumir para fazer investimentos que pudessem melhorar a condição de circulação, a segurança das pessoas e pela importância da infraestrutura que dá ao nosso estado, com mais competitividade. Nos organizamos para fazer investimentos, não para ressarcir a concessionária”, disse Ricardo Ferraço.

O vice-governador reforçou que o governo já tinha preparado um caixa para realizar apenas investimentos na rodovia. Se o governo assumisse os 478,7 quilômetros da rodovia, no trecho que corta o Espírito Santo, teria que desembolsar quase R$ 1 bilhão, além de ter que fazer obras de melhorias, ampliação e conservação.

“O Espírito Santo tem caixa para fazer investimentos, que chegariam até a R$ 900 milhões para conclusão da integração da rodovia. Mas a única hipótese de o governo do estado assumir a concessão é se não houver indenização”, completou Ferraço.

Nesta quarta-feira (17), o vice-governador esteve em Brasília e participou de uma reunião com o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, e com o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Rodrigo Vitale. A decisão do estado foi repassada durante essa reunião.

Foto: Divulgação/ Assessoria Ricardo Ferraço

Agora, a ANTT vai protocolar até o dia 15 de junho um estudo visando a repactuação do contrato. Governo e concessionária ainda conversam sobre uma possível continuação do contrato.

O vice-governador reforçou que vai seguir acompanhando todos os desdobramentos.

“Tentamos fazer uma proposta que nem no Mato Grosso, em que a Odebrecht devolveu a concessão, mas não exigiu indenização. Fazer a exigência é um direito da concessionária, mas nós não topamos pagar. O governo entendeu que não havia como bancar essa indenização”.

A Eco101 informou que, desde que assumiu a concessão, em 2013, até dezembro de 2022, investiu R$ 2,8 bilhões na modernização, melhoria e ampliação da BR-101 entre ES e BA, incluindo também os serviços operacionais, que somaram mais de 1,4 milhão de atendimentos. O valor arrecadado no mesmo período foi de R$ 1,6 bilhão.

Questionada sobre os valores cobrados ao governo do estado, a Eco101 disse apenas que é uma previsão que está na lei e que os cálculos são realizados pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Ricardo Ferraço disse ainda que as conversas para a possibilidade de a Eco101 manter a concessão continuam. Fato que a empresa também confirmou, dizendo que se mantém aberta ao diálogo com o governo e demais entes públicos.

A concessionária completou afirmando que o processo de relicitação segue em andamento, aguardando nesta fase a sanção presidencial.

Já a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) atestou, em 1º de dezembro de 2022, a viabilidade técnica e jurídica do requerimento de relicitação apresentado pela concessionária responsável pela BR-101/ES/BA.

O órgão informou que o processo de relicitação está no Conselho do Programa de Parcerias de Investimento (PPI) e, havendo manifestação favorável, seguirá posteriormente para a Presidência da República para análise e possível qualificação do empreendimento para a nova licitação.

Enquanto nada é resolvido, a Eco101 segue com todos os serviços operacionais e obras em andamento, incluindo a construção de dois viadutos em Cariacica e sete quilômetros de duplicação entre Guarapari e Anchieta, sendo 15 quilômetros já entregues neste segmento. A cobrança de pedágio também segue normalmente em todas as sete praças.

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Os pedágios estão localizado em Pedro Canário (quilômetro 1), São Mateus (quilômetro 85,8), Aracruz (quilômetro 171,7), Serra (quilômetro 241,7), Guarapari (quilômetro 320,8), Itapemirim (quilômetro 398,2) e Mimoso do Sul (quilômetro 452).

 

 

Fonte: g1 ES
Tags: ECO 101Governo do Estado do Espírito SantoLicitaçãoRodoviaVice-Governador Ricardo Ferraço
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