O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, participou do evento “O Papel do Fundo Clima no Financiamento dos Estados Brasileiros”, realizado na sede do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no Rio de Janeiro. O evento contou com a presença do presidente do BNDES, Aloízio Mercadante, e de outros governadores do Consórcio Brasil Verde, presidido por Casagrande.
No encontro, foram detalhadas as condições do Fundo Clima e do Programa BNDES Invest Impacto, com o objetivo de estimular projetos estaduais focados na mitigação das mudanças climáticas. Casagrande ressaltou a importância de financiamentos para planos de adaptação às mudanças climáticas e descarbonização, além de obras de mitigação. Ele destacou que o fortalecimento do Fundo Clima permitirá avanços e atenderá ao setor produtivo, promovendo a transição energética, reflorestamento e combate ao desmatamento.
O Consórcio Brasil Verde, composto por 15 estados membros do Governadores Pelo Clima, é uma iniciativa do Centro Brasil no Clima (CBC). Casagrande enfatizou que, além de cobrar o Governo Federal, os estados devem contribuir para alcançar as metas do Acordo de Paris.
Aloízio Mercadante mencionou que o Fundo Clima deve chegar a R$ 10,4 bilhões com as novas condições e destacou a parceria do BNDES em projetos sustentáveis. O diretor de Planejamento e Estruturação de Projetos do BNDES, Nelson Barbosa, apresentou o Fundo Clima aos governadores presentes. O Programa BNDES Invest Impacto permite que governos estaduais apresentem investimentos para aprovação do Banco, com condições favoráveis para projetos que reduzam vulnerabilidades socioeconômicas e promovam a mitigação e adaptação às mudanças climáticas.