O Google anunciou que irá encerrar o aplicativo do Google Drive em sistemas do Windows a partir de agosto deste ano. O anúncio da big tech pegou muitas pessoas que utilizam o serviço de surpresa.
Com a mudança, os usuários que utilizam o aplicativo nos sistemas operacionais Windows 10 (32 bits), Windows 8, Windows 8.1 e Windows Server 2012 não poderão mais sincronizar os arquivos salvos na nuvem ou fazer backups.
A ferramenta utilizada para o armazenamento e compartilhamento de arquivos ainda poderá ser utilizada no navegador.
“Em agosto de 2023, vamos encerrar a compatibilidade com o Drive para computador no Windows 8/8.1, o Windows Server 2012 e todas as versões de 32 bits. Para evitar a interrupção do serviço, os usuários do Windows precisam fazer upgrade para o Windows 10 (64 bits) ou mais recente antes de agosto de 2023. Os usuários de versões não compatíveis do Windows ainda poderão acessar o Drive em um navegador compatível”, afirma o aviso do Google.
Veja os sistemas operacionais que vão perder acesso ao aplicativo do Google Drive
Segundo o Google, os computadores que utilizam os seguintes sistemas terão o aplicativo do Google Drive encerrado:
— Windows 8
— Windows 8.1
— Windows 10, versão 32 bits.
— Windows Server 2012
O que fazer para não perder arquivos?
Os usuários que utilizam os sistemas operacionais citados acima vão poder migrar para uma versão mais atualizada do Windows e continuar utilizando o aplicativo do Google Drive normalmente.
No entanto, caso prefira continuar utilizando o sistema do Windows atual, não será possível utilizar o aplicativo, mas o usuário poderá usar a versão web do serviço. Com a mudança, não será possível fazer backups diretamente do computador. Será necessário fazer upload dos arquivos no Drive.