Cerca de 60 famílias, terão até a próxima sexta-feira (21) o prazo máximo para deixarem o entorno da barragem Rio Pequeno, em Linhares, devido uma alta vazão da lagoa Juparanã. A medida se faz necessária devido que o canal na Juparanã deverá ser aberto para reduzir a vazão, devido o nível ter subido muito nos últimos meses.
A previsão é que as obras comecem no sábado (22) e a vazão fique em 100 mil litros por segundo o que coloca em risco os imóveis nas margens do Rio Pequeno que recebe grande parte das águas da lagoa.
As famílias terão que deixar o local até o dia 21 sexta-feira. A previsão é que as obras durem até março de 2019. Até lá, a informação é de que a Fundação Renova, responsável pelas obras, prestará auxílio de aluguel social aos afetados.
A barragem do Rio Pequeno foi construída de forma emergencial pela Samarco, para evitar que os rejeitos da lama que causou a tragédia em Mariana, no ano de 2015, afetassem a lagoa Juparanã.
Nota da Fundação Renova:
“A Fundação Renova informa que as obras de rebaixamento do canal para aumentar a vazão da água acumulada da lagoa Juparanã para o rio Pequeno devem ser concluídas esta semana. A expectativa é que, com essa medida, a vazão alcance 100 m³ por segundo e o nível da Juparanã fique entre 6,5m a 7,5m quando começar o novo período chuvoso. A abertura do canal se dará de forma segura e gradativa. Ainda estão sendo realizadas obras para reforçar as proteções das encostas e da ponte que cruza o rio Pequeno para segurança dessas estruturas. O barramento também está sendo reforçado e foi implantado um sistema de monitoramento do nível do rio Doce, da lagoa Juparanã e do rio Pequeno. Como medida de prevenção, em parceria com a Defesa Civil de Linhares, está em andamento a realocação das famílias que moram à margem do rio Pequeno”.