A preocupação com a meningite viral tomou conta de autoridades em saúde do município de Linhares, na manhã deste sábado (05/09). Mas a noticia da morte de um homem de 40 anos, veiculada por um site de noticias em Linhares não é verdadeira.
A informação começou a circular nas redes sociais em Linhares e é grande a preocupação da população.
Nossa reportagem demandou o setor de comunicação da Prefeitura e através de nota esclareceu que não houve óbito nesse sentido, nesta última semana, e que na unidade de saúde tem um paciente internado de forma isolada com meningite bacteriana. A Prefeitura faz um comunicado à população; Veja:
Comunicado à população linharense:
“No dia 04/10/19 foi admitido no Pronto Socorro do HGL um paciente com quadro clínico sugestivo de meningite.
Em aproximadamente 6h foram implementadas medidas de barreira, iniciada investigação laboratorial (análises de sangue, coleta de liquor, culturas), tomografia, iniciado tratamento com antibióticos e conduzido o paciente para internação em Leito de Isolamento na UTI do HGL.
Os resultados dos exames confirmaram o quadro de meningite bacteriana.
Paralelamente, por meio de busca ativa o serviço de vigilância epidemiológica já identificou os contactes e forneceu a profilaxia antimicrobiana.
A meningite bacteriana se dá pelo contato próximo dos pacientes infectados, por via aérea e contato com secreções contaminadas.
Após 24h do início do antibiótico adequado, a doença deixa de ser transmissível.
O paciente segue na Unidade de Terapia Intensiva, sem previsão de alta hospitalar.
Esse caso de meningite bacteriana não tem relação nenhuma com o caso recente de meningite viral.
Os médicos plantonistas do HGL e da rede privada do município já receberam o alerta do caso e foram orientados a aumentarem a suspeição clínica para eventuais novos casos”.