O Espírito Santo fechou o mês de julho com um importante marco na segurança pública: o menor número de homicídios registrados para o período desde 1996. De janeiro a julho deste ano, foram 443 assassinatos, contra 526 no mesmo período de 2024, o que representa uma queda de 15,8%.
Somente no mês de julho, foram 65 homicídios, uma redução de 29% em comparação a julho do ano passado, que registrou 90 mortes violentas. A diminuição foi observada em todas as regiões do Estado:
Região Metropolitana: -13,1%
Norte: -10,3%
Sul: -24,5%
Noroeste: -17,5%
Serrana: -38,7%
O governador Renato Casagrande comemorou os resultados e destacou o avanço do Programa Estado Presente em Defesa da Vida:
“Essa redução mostra que estamos no caminho certo. A política de segurança é pensada para todo o Estado e estamos sempre evoluindo. Um exemplo disso são os Totens de Segurança, instalados recentemente.”
O vice-governador Ricardo Ferraço, coordenador do programa, também enfatizou o empenho das forças de segurança:
“Segurança pública é um desafio diário. Os resultados são bons, mas a luta contra a criminalidade continua. Parabéns aos profissionais que estão nas ruas todos os dias.”
Segundo o secretário de Estado da Segurança Pública, Leonardo Damasceno, o trabalho seguirá sendo intensificado:
“Desde o início do programa temos reduzido sistematicamente os índices. E vamos continuar combatendo o crime para garantir mais tranquilidade aos capixabas.”
📌 Feminicídios em queda
Outro dado positivo se refere à queda nos casos de feminicídio. Em 2025, o Espírito Santo registrou 16 feminicídios, contra 27 no mesmo período de 2024, o que representa uma redução de 40,7%.
A Região Metropolitana do Estado já está há mais de 60 dias sem registrar feminicídios, com apenas um caso ocorrido no mês de julho em todo o Espírito Santo, segundo o Mapa da Paz do Observatório da Segurança Pública.

O NN abre o espaço para perguntas, dúvidas e defesa (advogados), de pessoas que tiverem seus nomes citados em matérias, e queira se manifestar, através dos canais:
* WhatsApp: (27) 9 9527-2726
* E-mail: [email protected]
Acesse o nosso canal e fique por dentro de tudo que acontece no norte do Espírito Santo! Clique aqui.