O Governo do Espírito Santo segue investindo fortemente na modernização e humanização da saúde pública. Nesta terça-feira (29/07), o governador Renato Casagrande entregou um pacote de melhorias durante evento no Centro Regional de Especialidades (CRE) Metropolitano, em Cariacica.
Entre os destaques está o lançamento do novo Portal de Oftalmologia, dentro do site ES.GOV, que permite ao cidadão solicitar óculos e próteses oculares de forma totalmente digital, eliminando a necessidade de deslocamentos frequentes até as unidades de saúde.
Durante o evento, também foram entregues próteses oculares para 60 pacientes, parte das 500 próteses que serão distribuídas neste ano, além de 20 mil óculos, 40 lupas de apoio e 40 telescópios. O investimento total no programa ultrapassa R$ 2 milhões.
“Esse serviço digital reduz o número de vezes que o paciente precisa ir até o CRE. Ele só vem uma vez para a medição e depois busca o item. Se for óculos, ele recebe direto na unidade de saúde”, explicou Casagrande.
📲 Como funciona o novo Portal de Oftalmologia
O paciente deve acessar o site portal.es.gov.br, atualizar seus dados, informar a UBS de referência e anexar a receita médica válida. Após a análise, o cidadão é chamado para medição e posterior entrega do material. A solicitação só pode ser feita uma vez por ano.
“É mais conforto, menos burocracia e mais dignidade”, reforçou o secretário de Saúde, Tyago Hoffmann.
💻 Wi-Fi + Saúde: internet gratuita em 36 unidades
Outra entrega foi o projeto “Wi-Fi + Saúde”, que oferece acesso gratuito à internet para usuários da rede pública de saúde. A conexão está disponível por meio de QR Code em 36 unidades da Sesa, como hospitais, CREs, Farmácias Cidadãs, CAPS, Hemoes e outras.
A iniciativa garante acesso a serviços como atualização cadastral, consultas de medicamentos, agendamentos online e informações sobre doação de sangue.
Segundo a Sesa, três redes Wi-Fi foram implantadas:
-
SesaInt: para servidores.
-
SesaCorp: para equipamentos internos.
-
Wi-Fi + Saúde: aberta ao cidadão, com acesso seguro e controlado.
📍 Unidades beneficiadas pelo projeto
-
7 Hospitais Estaduais
-
6 Farmácias Cidadãs
-
5 CREs
-
4 CAPS
-
4 Hemocentros
-
4 Superintendências Regionais
-
2 sedes administrativas da Sesa
-
4 unidades especializadas
Com essas ações, o Espírito Santo se consolida como referência em saúde digital e inclusão social, promovendo mais acesso, rapidez e humanização.

Fotos – SECOM/Gov. ES
O NN abre o espaço para perguntas, dúvidas e defesa (advogados), de pessoas que tiverem seus nomes citados em matérias, e queira se manifestar, através dos canais: