Em 1 ano, desde o registro da primeira morte por covid-19 em Linhares, a cidade registra atualmente 270 mortes pela doença. O município que aparece como 7º no ranking das cidades com maior índice de letalidade da doença, ainda sofre com os impactos do vírus na saúde e na economia local. Atualmente, a cidade segue em risco extremo, com restrições e medidas para o funcionamento de algumas atividades comerciais, e circulação de pessoas no transporte público.
A primeira vítima da covid em Linhares foi o saudoso Jocival Marchiori. Muito conhecido e querido na cidade de Linhares, Jocival por anos dirigiu a Escola Estadual Emir de Macedo Gomes, localizada no Bairro Shell.
Na época, Jocival chegou a ser internado por 10 dias na UTI do Hospital Dr. Roberto Silvares em São Mateus, que até então, era o único hospital de referência do Governo do Estado no tratamento da covid mais próximo de Linhares. Jocival deixou esposa e um filho. Nas redes sociais, Jocival recebeu diversas homenagens de familiares, amigos e colegas de profissão.
Em abril de 2020 Linhares tinha apenas 8 casos confirmados da doença, e hoje esse número já ultrapassa a faixa de 19 mil casos confirmados.
Confira os últimos números atualizados pelo Painel Covid-19 do Governo do Estado:
Casos confirmados: 19.734
Óbitos: 270