O mar está destruindo a casa de um pescador no distrito de Povoação, em Linhares, no Norte do Espírito Santo. A destruição começou no último mês. Na semana passada, a Defesa Civil foi ao local avaliar a estrutura do imóvel e orientou que a família deixe a residência.
Há três meses, a equipe de reportagem da TV Gazeta esteve na praia de Povoação para mostrar a erosão que a maré tem causado no local. Na época, a casa do pescador Simião Barbosa dos Santos ainda não tinha sido atingida.
No último mês, as ondas destruíram a base da casa, as paredes racharam e foram levadas pelo mar, a sala e o banheiro não existem mais. A parte da residência que ainda está de pé é usada por ele que, apesar de sentir medo, alega não ter para onde ir.
“A gente dorme preocupado com essa zoada do mar, porque ele pode agitar de uma hora para outra e começar a bater na parede. Ele já comeu por baixo da base da casa e qualquer coisa pode cair mais um pedaço. O medo é derrubar uma parede e o telhado cair em cima da gente. Mas eu não tenho para onde ir, então eu vou ficar aqui”, relata o aposentado.
O morador contou que a Defesa Civil esteve no imóvel na última semana para fazer uma vistoria e elaborar um relatório. Esse documento vai definir se a casa será interditada ou não.
“Eu não sei o que vai acontecer. Estou lutando e não tive apoio de ninguém. Eu tenho um terreno em uma ilha no rio, mas que não tenho condição de construir uma casa lá agora”, explicou Simião.
Defesa Civil
A Defesa Civil do município disse que a família foi orientada a não permanecer no local porque o imóvel tem risco de desabar.
O relatório de vistoria foi finalizado e deve ser retirado pelo morador na sede do órgão. Com esse documento em mãos, o aposentado pode requerer o aluguel social na Secretaria de Assistência Social da Prefeitura, que vai analisar se ele tem o perfil para receber o auxílio.
Fonte G1 – Com informações de Luiz Zardini, TV Gazeta