O cenário político de Linhares e do Espírito Santo acaba de ganhar um novo e poderoso capítulo. O antigo Partido da Mulher Brasileira (PMB) agora se chama Democrata, mudança aprovada por unanimidade pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). E, no Estado, a força da nova sigla já desponta com protagonismo: Linhares não só garantiu diretório próprio como também assumiu espaço no diretório estadual, mostrando união e alinhamento entre as executivas.
A decisão do TSE foi tomada na última terça-feira (02/12). O partido terá 90 dias para atualizar seu estatuto e incorporar ajustes que reforçam a democratização interna e mecanismos de prevenção à violência política de gênero.
O ministro André Mendonça, relator do processo, destacou que o nome “Democrata” não conflita com outras legendas e está devidamente apto ao uso no cenário político nacional.
Nos siga no Instagram – @nortenoticiaes
Em Linhares, o Democrata — que mantém o número 35 — já chega estruturado, unido e disposto a mudar o jogo político do município. O diretório eleito é composto por:
-
Arthur Santos – Presidente
-
Vinicius Cipriano – Vice-presidente
-
Romeu Rocha – Secretário
-
Cassio de Souza – Tesoureiro
-
Além de outros nomes que também integram o diretório estadual, fortalecendo a presença linharense na sigla.
Segundo o presidente municipal, Arthur Santos, o Democrata vem com um projeto claro e ambicioso: lançar dois candidatos de Linhares em 2026 — um a deputado estadual e outro a federal.
“Linhares não pode ficar sem representantes, como está agora. Somos uma das maiores cidades do Espírito Santo e estamos sem deputado estadual e federal. Os nomes que lançaremos têm totais condições de vencer, e assumimos um compromisso: nossos futuros eleitos não disputarão as eleições municipais de 2028. Nossa prioridade é Linhares, não vaidades pessoais”, afirmou o presidente.
Entre em nosso Canal de WhatsApp e receba as notícias em primeira mão
https://whatsapp.com/channel/0029Vak9LDF6RGJFMdcGEf3S
O movimento do Democrata também mira as eleições municipais. Arthur Santos destacou que o partido está construindo um projeto sólido e independente:
“Chega dos mesmos nomes. Chega da velha corrente disfarçada de oposição. Teremos um novo momento. Em 2029, teremos uma nova Linhares”, declarou.
O presidente reforçou ainda que a executiva estadual e a municipal estão totalmente alinhadas, apoiando as decisões estratégicas que colocam Linhares no centro do projeto político do Democrata:
“Estamos unidos por Linhares. Essa novidade mexe com o tabuleiro político da cidade e já impacta diretamente as eleições de 2026.”
A chegada do Democrata ao Espírito Santo — e especialmente a Linhares — marca um marco importante, reposicionando forças, abrindo espaço para novas lideranças e reacendendo a disputa por representatividade no cenário estadual e federal.

NN abre o espaço para perguntas, dúvidas e defesa (advogados), de pessoas que tiverem seus nomes citados em matérias, e queira se manifestar, através dos canais:
* WhatsApp: (27) 9 9527-2726
* E-mail: [email protected]
Acesse o nosso canal e fique por dentro de tudo que acontece no norte do Espírito Santo! Clique aqui.







