Quem não foi selecionado na primeira etapa do Programa CNH Social 2019 pode ter mais uma chance de conseguir a carteira de habilitação de graça. Nesta segunda-feira (8), o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES) convoca mais 566 candidatos suplentes. A primeira fase de inscrições atraiu 56.241 interessados.
O diretor-geral do Detran-ES, Givaldo Vieira, explica que as vagas disponibilizadas neste momento são aquelas que não foram preenchidas pelos candidatos selecionados porque não respeitaram os prazos estabelecidos para o andamento do processo e, por isto, foram desclassificados.
A convocação é para que todas as 2.500 vagas oferecidas sejam preenchidas. “Para não perdermos essas vagas e beneficiarmos mais pessoas, incluímos, pela primeira vez, a lista única de espera, que oferece melhor aproveitamento do programa e mais oportunidades para os inscritos”, explicou.
Para este ano, são cinco mil vagas, divididas em duas etapas. Ainda haverá outra etapa de inscrições neste ano, a ser realizada entre os dias 16 e 25 de setembro, quando serão disponibilizadas as oportunidades restantes.
Segundo o Detran, o programa pretende proporcionar oportunidade para pessoas de baixa renda em todo o Estado terem a carteira de habilitação em mãos.
Givaldo ressaltou que mais vagas serão oferecidas até 2022. “O governo do Estado, por meio do Detran-ES, vai ofertar um total de 25 mil carteiras de motorista para promover inclusão social”, afirma.
De 2011 até maio deste ano, 13.565 pessoas foram beneficiadas pelo programa no Estado. O investimento do governo é de R$ 8,5 milhões por ano. A iniciativa possibilita que pessoas de baixa renda obtenham a primeira habilitação nas categorias A (moto) ou B (carro).
Aqueles que já são habilitados podem conseguir a adição da categoria A ou B e a mudança de categoria D, para dirigir van, micro-ônibus ou ônibus, ou até mesmo E, para caminhão e carretas.
Saiba mais
O processo
Os 566 candidatos contemplados na lista única de suplentes têm o prazo de 15 dias para fazer a matrícula on-line, a partir de nesta segunda-feira (8).
Os selecionados devem acessar o site www.detran.es.gov.br na opção “CNH Social” e preencher os requisitos solicitados para ter acesso a informações como: em qual Centro de Formação de Condutor (CFC) devem fazer a abertura do processo de habilitação e quais os documentos necessários para dar início ao processo.
Os candidatos também devem se atentar aos prazos estabelecidos para procurar o CFC presencialmente, fazer a coleta biométrica em uma unidade do Detran-ES, solicitar o exame toxicológico no laboratório credenciado, no caso de candidato à categoria D ou E, e concluir os exames médico e psicológico.
Quem não respeitar os prazos estabelecidos será desclassificado e perderá o benefício.
Vagas
A primeira fase de inscrições atraiu 56.241 interessados. Foram oferecidas 2.500 vagas entre processos de primeira habilitação, adição ou mudança de categoria.
Ainda haverá outra etapa de inscrições este ano, a ser realizada entre os dias 16 e 25 de setembro, quando serão disponibilizadas mais 2.500 oportunidades.
De 2011 até o 2019, 13.565 pessoas foram beneficiadas pelo programa no Estado.
Fonte: Detran-ES