Pacientes que necessitaram de transferência do Hospital Geral de Linhares, (HGL), para fazer algum exame no hospital Rio Doce, passaram por grande sufoco e até risco de morte. Tudo isso devido uma UTI Móvel, que ficou parada na porta do Pronto Socorro do Hospital, porque o um dos pneus estava vazio e não havia equipamento para fazer a troca.
Caso relatado, por exemplo, pelo senhor Reinaldo de Jesus dos Santos, que acompanha seu irmão que sofreu um acidente quando guiava uma motocicleta no município de Sooretama. Ele flagrou o exato momento em que o paciente necessitou de ser transferido para o Hospital Doce e não teve a UTI para fazer a remoção. O acompanhante gravou a tentativa de levar seu irmão em uma ambulância, e não foi possível devido o veiculo ser pequeno para transportar o paciente. Veja vídeo.
Reinaldo ainda relatou para nossa reportagem, que a remoção só foi possível porque ele mesmo, pediu um favor para o motorista de uma ambulância do município de Sooretama fazer o transporte, e acrescentou que “se o irmão ficar com sequelas, ira acionar o hospital na justiça”. Veja vídeo .
Nossa reportagem esteve no dia de ontem no HGL, e constatou que realmente a UTI Móvel estava parada em frente ao hospital e com o pneu vaziou. Algumas pessoas falaram a respeito do caso. Veja Vídeo.
Vale apena ressaltar que no Hospital Geral de Linhares existe um funcionário, que é responsável pela manutenção dos veículos, além de dois diretores, entre eles,a diretora Maria Bernadeth Braz, ex-secretária de saúde no governo do ex-prefeito Nozinho Corrêa, que foi bastante criticado pela atual gestão.
No momento em que nossa equipe estava fazendo essa reportagem, pelo menos dois acompanhantes de pacientes relataram que na unidade hospitalar estão faltando vários medicamentos e que até copo descartável esta em falta, tanto para os acompanhantes, como para os pacientes, até para eles tomarem os poucos medicamentos que tem no próprio hospital. Nem umas dessas pessoas quiseram ser identificadas, temendo represarias por causa de familiares internados.
O município de Linhares conta hoje com o secretário interino Saulo Meirelles, que já atuou como secretário de administração nos municípios de Vila Velha e São Mateus e como secretário de Educação no município de Aracruz. Ele jamais atuou na área da saúde em nem um dos municípios onde já exerceu a função de secretário.
Nossa reportagem procurou o setor de comunicação da prefeitura para se posicionar a respeito da situação, mas até o fechamento da matéria não tivemos retorno a respeito do fato. O espaço continua aberto para posicionamento por parte do município.