A Defesa Civil de Linhares emitiu novo alerta sobre o nível do rio Doce, que pode alcançar a marca de 5,15 metros até às 23 horas desta terça-feira (11/01). A tendência é de que o volume do rio aumente mais devido à incidência de chuvas sobre a Bacia do Doce, em Minas Gerais, principalmente na Usina de Mascarenhas, em Baixo Guandu, cuja vazão de água está em 5 mil metros cúbicos por segundo.
Ao menos nove famílias do bairro Olaria foram retiradas de suas residências e abrigadas na quadra poliesportiva do bairro Conceição.
No total são 26 pessoas, sendo 18 adultos e oito crianças. A Prefeitura afirma que as famílias estão sendo assistidas pelas equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social e que na quadra elas recebem atendimento em saúde e psicológico, além de alimentação e produtos de higiene pessoal.
No momento, duas famílias do Olaria – totalizando quatro adultos e uma criança – estão desalojadas e se encontram na casa de parentes.
Prontidão
A Defesa Civil Municipal de Linhares mantém um esquema de plantão 24 horas para atendimento a ocorrências, envolvendo casos de inundações; monitora toda a evolução no nível do Rio Doce, além de acompanhar os boletins meteorológicos emitidos pelos órgãos climáticos.
Em situações de emergência ou calamidade, a população pode acionar a Defesa Civil pelo telefone do Plantão 24 horas: telefone (27) 99983 5661. Os chamados também podem ser feitos pelo 153, da Guarda Civil Municipal, e em casos extremos de urgência no 193, do Corpo de Bombeiro.
Povoação
O Norte Notícia entrou em contato com a empresa que faz o transporte coletivo para Povoação e a informação passada pela viação é que o itinerário para o balneário passando pela estrada Beira Rio está suspenso, funcionando apenas a rota que passa pelo TGC.
Moradores de Povoação fizeram vídeos no dia de hoje (11/01), e enviaram para nossa redação informando que a água do rio doce começou a invadir algumas ruas principalmente próximas ao campo de futebol.