Nessa quarta-feira (21/04), a Guarda Civil Municipal de Linhares sofreu uma baixa, com o falecimento de um dos seus agentes, o Guarda Civil Jailton da Silva Messias, 45 anos. Jailton foi internado no Hospital Geral de Linhares (HGL) na sexta-feira (16/04), mas não resistiu a doença e morre ontem.
A prefeitura de Linhares anunciou que dia 13 de abril iniciou a vacinação das forças de segurança, e divulgou um cronograma para aplicação que foi o seguinte:
13/4 – Guarda Civil Municipal;
13/4 – 2º. Batalhão do Corpo de Bombeiros;
13/4 – Polícia Rodoviária Federal;
14/4 – Polícia Civil e Polícia Militar.
O município também divulgou em seu site, que os agentes serão vacinados conforme critério da saúde, profissionais da ativa das polícias Civil, Militar, Corpo de Bombeiros, Guardas Municipais e Polícia Rodoviária Federal que atuam no Município.
De acordo com a diretora de Vigilância Epidemiológica da secretaria municipal de Saúde, Jackelene Ramos, os integrantes das forças de segurança a serem imunizados foram escolhidos pelos critérios de atividade operacional e por faixa etária, pelas chefias imediatas, em consonância com as exigências do Plano Nacional de Imunização do Ministério da Saúde.
Veja matéria do site da Prefeitura:
Em nossa redação chegaram vários questionamentos em relação ao número de vacinas aplicadas nos servidores da Guarda Civil Municipal, nós demandamos a prefeitura buscando a informação de quantos guardas estão na ativa e quando tomaram a primeira dose da vacina, mas infelizmente a prefeitura não respondeu.
Chegou até nossa reportagem uma informação extraoficial, de que o município tem 206 guardas na ativa, e desses, apenas 41 receberam a primeira dose do imunizante.
O espaço continua aberto para posicionamento do município.