Comerciantes de Linhares realizam na tarde desta terça-feira (07/07) uma manifestação pelas ruas do centro de Linhares com concentração em frente a porta da Prefeitura do Município. O motivo da manifestação é o novo decreto (717/2020) do dia 06 de julho que retoma o funcionamento do comércio no revezamento por blocos em dias pares e ímpares. Segundo a prefeitura do município, o novo decreto se deu em razão da nova classificação do município pelo Governo do Estado, onde Linhares entra para o grupo dos municípios com “Risco Alto” de contaminação.
Segundo os lojistas e comerciantes que participaram da manifestação, eles consideram que as medidas tomadas pelo município não estão surtindo efeito, visto que há mais de 2 mil casos de pessoas infectadas na cidade e os números só crescem, mesmo com as determinações de fechamento e redução dos horários de funcionamento. Outro ponto defendido pelos comerciantes é que os segmentos comerciais estão sentindo os impactos e somando os prejuízos sozinhos. Para muitos deles, a diminuição no horário de funcionamento não trás diferenças positivas e não impede que as pessoas se contaminem, e proporciona o aumento dos casos.
Em nossa redação recebemos diversas fotos de leitores que acompanharam a manifestação pelas ruas do centro de Linhares.
Movimento “Sem Fôlego”
Além da cidade de Linhares, hoje também aconteceu diversas manifestações em outros municípios do Espirito Santo. Na capital Vitória, manifestantes que defendem a reabertura das atividades comerciais fizeram ato com caminhada até a porta do Palácio Anchieta. O movimento estadual intitulado “Sem Fôlego” cobra das autoridades a participação nas decisões dos municípios, que tratam do funcionamento das atividades comerciais, e pedem também a liberação para o funcionamento noturno. Em Linhares o ato está agendado para acontecer no dia 09/07.
Apoio. Pq desde que comecou essa palhacada de travar o comercio e revezamento, o trem pioro mais ainda. Pq o povo nao tem nada pea fazer, vai curti festinhas, churrasco, lives e demais ha fazeres. Tem que trabalhar msm, pq se nao morrer de Covid-19 vqi e morrer de fome. Cada um tem q ter concientizacao do q deve fazer.