O verão está começando e as altas temperaturas já estão aparecendo nas principais cidades brasileiras. O calor e o tempo de férias que lotam praias e piscinas, junto com o clima de alegria e descontração que toma conta das pessoas nesta época, são propícios para algumas oportunidades de negócios, principalmente para os pequenos empreendedores.
Um levantamento do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae ES) aponta negócios que costumam bombar no verão e dá orientações para empreendedores aproveitarem ao máximo as especificidades típicas da estação.
Entre os negócios que se destacam na estação mais quente do ano estão sorveterias e açaiterias; venda de alimentos como sanduíches naturais, bolos e tapiocas; saladeiras; colônias de férias, lojas de moda praia; venda de bijuterias e artesanatos; aulas de esportes ao ar livre, além de lojas de cosméticos com destaque para protetores e bronzeadores.
Antes de investir no negócio, porém, é preciso realizar um planejamento para que os resultados sejam positivos. Quem pretende vender alimentos, por exemplo, deve tomar cuidado com a conversação e higiene dos produtos, prestando atenção às normas da Vigilância Sanitária do município.
Outros pontos importantes, que devem receber atenção, segundo a analista do Sebrae ES, Renata Braga, é o bom atendimento ao cliente, oferecer preços justos e realizar uma boa divulgação do produto e/ou serviço.
De acordo com Renata, com organização, é possível manter o negócio mesmo após o final da estação mais quente. “O verão é um período de muitas oportunidades de negócio. E, caso haja uma boa gestão e planejamento, é possível dar continuidade ao negócio ao longo do ano”, afirma. “Vale lembrar que a própria estação, possibilita que negócios que estão em operação, possam ofertar promoções que evidenciam ainda mais o clima da estação, como por exemplo happy hour, bebidas tropicais e música ao vivo”, completa Renata Braga.
Outra orientação do Sebrae é cuidar para que o negócio seja sustentável o ano inteiro, e que o lucro não fique limitado ao período sazonal. “Para isso, é preciso investir em planejamento e inovação, para manter a operação da empresa saudável durante o ano inteiro”, complementou a analista.