Na tarde do último Domingo (22/09) Militares da 2ª Companhia do Batalhão de Polícia Militar Ambiental – BPMA constataram indícios de maus tratos a diversos galos na localidade de Córrego Santana, Zona Rural, município de Colatina.
Após recebimento de denúncia anônima informando uma suposta rinha de galos, os policiais foram ao local indicado, onde constataram a existência de 46 galos “Índios” que apresentavam indícios de maus tratos, com esporas cortadas e penas arrancadas. Alguns dos animais estavam sem disponibilidade de água e alimentação, 33 aves estavam acondicionadas em um cômodo com privação de luz e pouca ventilação.
Ainda no local foi constatado a presença de 03 tambores, materiais esses que são utilizados comumente por praticantes de rinha de galos como ringue, onde os animais brigam, em muitos casos até a morte, além de balança digital, biqueiras e diversos objetos destinados a preparação dos animais para briga.
Os galos e todo material recolhido foram encaminhados a Delegacia de Colatina juntamente com o proprietário, tendo em vista os crimes descritos no Artigos 32 da Lei Federal 9.605/98 combinado com os Artigos 1º e 4º da Lei Estadual 10.967/2019.