O alto índice de pessoas com a doença confirmada impressiona ainda mais se comparado ao primeiro trimestre de 2019. No mesmo período no ano passado, o município contabilizou 483 casos de dengue. Com isso, Linhares registra hoje quase quatro vezes mais o número de pessoas confirmadas com a doença, registrando ainda com um óbito confirmado.
O diretor da Vigilância Ambiental, Sérgio Lubiana, falou sobre alto número de casos confirmados no município. “Os números assustam e estamos em estado de alerta. São muitos casos confirmados da doença e infelizmente neste ano já registramos um óbito pela doença. Nossas equipes têm intensificado o trabalho de combate ao mosquito transmissor, mas precisamos que a população entre nesta luta com a gente”, reforçou.
Sérgio ressaltou ainda que o mundo vive um período de pandemia com o coronavírus, mas que a dengue não pode ser esquecida. “Precisamos sim de nos prevenir contra o Covid-19, mas não podemos descuidar da dengue. Assim como a população deve seguir as recomendações para prevenção do covid-19, orientamos que também sigam as recomendações em combate a dengue. Apenas 10 minutos de cuidados em sua casa, na semana, é o necessário para se combater o mosquito transmissor da doença”, destacou.
Números da dengue por bairro
Linhares registra neste primeiro trimestre de 2020: 2.178 casos notificados da doença, sendo 1.721 confirmados e 1 (um) óbito.
Os bairros com maior incidência de casos notificados no município são: Interlagos, com 601; Santa Cruz, 346; e Aviso, com 168 casos notificados da doença.