Em apenas um ano de gestão, o prefeito de Linhares, Lucas Scaramussa, enfrenta a quarta mobilização de servidores públicos em frente à Prefeitura Municipal, todas marcadas por insatisfação, cobranças por diálogo e defesa do serviço público.
Em nenhuma dessas manifestações houve participação do SISPML (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Linhares), fato ressaltado pelos próprios trabalhadores e entidades representativas.
A mais recente mobilização foi convocada pelo SINDSAÚDE-ES, sindicato legítimo que representa os trabalhadores e trabalhadoras da saúde, e acontece nesta terça-feira (23/12/2025), às 9 horas, em frente à Prefeitura de Linhares.
O ato tem como principal pauta a rejeição à terceirização da saúde e à contratação de uma Organização Social (OS) para gerir unidades de saúde e contratar profissionais no município.
Segundo o sindicato, a decisão representa mais um episódio de descaso com os trabalhadores, com o dinheiro público e com os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS).
Sindicato defende concurso público e gestão 100% SUS
O SINDSAÚDE-ES afirma ser terminantemente contra a terceirização da saúde por meio de Organizações Sociais. De acordo com a entidade, esse modelo:
-
Desrespeita deliberações das Conferências de Saúde
-
Ignora o Conselho Municipal de Saúde
-
Fragiliza vínculos de trabalho no SUS
-
Retira o controle social da política pública de saúde
Entre as principais reivindicações estão:
-
Contratos justos
-
Valorização real dos profissionais da saúde
-
Concurso público
-
Gestão 100% SUS
-
Fim da terceirização por OS
Nos siga no Instagram – @nortenoticiaes
Contrato emergencial de mais de R$ 26 milhões gera revolta
De acordo com o sindicato, o secretário municipal de Saúde anunciou a contratação emergencial de uma OS terceirizada, com custo superior a R$ 26 milhões, para gerir todas as unidades de saúde do município.
Para o SINDSAÚDE-ES, a medida fere os princípios da democracia, do controle social e da responsabilidade na gestão pública, além de não ter sido amplamente debatida com trabalhadores e sociedade.
Profissionais podem ser exonerados a partir de 2026
Outro ponto de grande preocupação é que, com a contratação da OS, a partir de 1º de janeiro de 2026, diversos profissionais que ingressaram no serviço público por Processo Seletivo Público poderão ser exonerados.
O sindicato alerta que a medida coloca em risco a continuidade dos serviços de saúde, podendo provocar paralisação de atendimentos em unidades do município.
📲 Entre em nosso Canal de WhatsApp e receba as notícias em primeira mão
https://whatsapp.com/channel/0029Vak9LDF6RGJFMdcGEf3S
Falta de previsão orçamentária e desrespeito ao controle social
Segundo o SINDSAÚDE-ES, não há previsão de dotação orçamentária para essas contratações no Plano Municipal de Saúde, na Programação Anual de Saúde nem nas deliberações do Conselho Municipal de Saúde de Linhares.
Para a entidade, isso evidencia grave desrespeito ao controle social do SUS e à participação popular nas decisões da política pública de saúde.
Promessas de campanha x realidade
O sindicato relembra promessas feitas no plano de governo municipal, como:
-
“Governar para todos, e não para poucos”
-
“Cuidar da nossa gente”
-
“Romper com velhas práticas e transformar a cidade”
Na prática, segundo os trabalhadores, o cenário é outro:
❌ Falta de diálogo com os servidores
❌ Desvalorização dos ACS e ACE
❌ Decisões sem controle social
❌ Continuidade disfarçada de mudança
“Linhares não precisa de maquiagem política. Precisa de coerência, coragem para mudar e de um projeto que coloque o povo, os trabalhadores e os serviços públicos em primeiro lugar”, destaca o sindicato.
Manifestação convocada
🚫 Mais do mesmo não é opção!
📅 23 de dezembro de 2025
⏰ 9h
📍 Prefeitura Municipal de Linhares
O SINDSAÚDE-ES convida o Conselho Municipal de Saúde de Linhares, entidades sindicais e toda a sociedade civil a participar do ato.
Cronologia de protestos em frente à Prefeitura de Linhares — 2025
1. Profissionais de Enfermagem
07 de novembro de 2025
Protesto por melhores salários e condições de trabalho.
2. Agentes de Saúde e Agentes de Combate às Endemias (Sindsaúde-ES)
12 de novembro de 2025
Mobilização por valorização profissional e cumprimento de acordos.
3. Profissionais da Saúde em Geral
Novembro de 2025
Ato por falta de materiais, condições de trabalho e uniformes.
4. Dentistas – manifestação evitada após reunião
01 de agosto de 2025 (prevista)
A manifestação anunciada foi suspensa após reunião entre o SINODONTO-ES e a Prefeitura.
5. Trabalhadores da Saúde – SINDSAÚDE-ES
📆 23 de dezembro de 2025
Protesto contra terceirização e contratação de OS.
Servidores públicos chamam a atenção que em nenhuma dessas mobilizações houve participação do Sindicato dos Servidores Públicos de Linhares (SISPML).
NN abre o espaço para perguntas, dúvidas e defesa (advogados), de pessoas que tiverem seus nomes citados em matérias, e queira se manifestar, através dos canais:
* WhatsApp: (27) 9 9527-2726
* E-mail: [email protected]
Acesse o nosso canal e fique por dentro de tudo que acontece no norte do Espírito Santo! Clique aqui.








