O Norte Notícia recebeu uma sugestão de pauta para identificar a diferença entre RADAR e CERCO ELETRÔNICO. Nossa reportagem foi em busca da diferença entre os dois aparelhos e trás para você.
O cerco eletrônico tem como objetivo identificar, por exemplo, junto com a Segurança Pública, veículos com restrição de furto ou roubo, ou utilizados em algum crime. Dessa forma, os equipamentos não são para delimitar velocidade e nem para multar. Veja o vídeo.
Os radares, instalados em diversos pontos das rodovias no estado do Espírito Santo, têm a função de fazer com que o motorista reduza a velocidade. Caso o limite indicado, através de placas instaladas próximo ao radar e no posto, em que está o equipamento, não seja respeitado, o condutor infrator pode ser punido com multa.
Mas saber identificar no visual a diferença entre Cerco Eletrônico e Radar é muito importante para evitar acidentes. Um exemplo disso foi um acidente entre uma carreta e um automóvel Fiat Touro ocorrido na terça-feira dia 22 de agosto na BR 259 que liga João Neiva e Colatina, que resulta da morte de mãe e filha. Na ocasião o condutor da carreta contou para os policiais rodoviários federais, que estava trafegando no trecho, quando de repente o veículo que estava a sua frente, freou bruscamente, ao passar pelo cerco eletrônico, achando que seria um radar, como não houve tempo de desfiar ele freou a carreta, que fez a manobra chamada de L, e veio atingir a pick-up onde estavam a mãe e filha que faleceram devido o acidente.
Veja no vídeo abaixo a diferença no visual, entre radar e cerco eletrônico.
Você também pode enviar sua sugestão de pauta através do número: 27-99527-2726.