Ícone do site Norte Notícia

VÍDEOS – Prefeito de Linhares anunciou teleconsultas em 6 Unidades de Saúde, será que cumpriu?

O programa de teleconsulta,  é do Governo do Estado do Espírito Santo e lançado em parceria com as prefeituras de todas as regiões do estado, em Linhares parte do programa ainda não saiu do papel. Apesar do anúncio oficial feito pelo prefeito Lucas Scaramussa, no qual garantiu que os serviços iniciariam nas unidades de saúde de saúde dos bairros Aviso, Canivete, Bebedouro, Jardim Laguna e Centro de Especialidades, que fica no bairro Colina.

O Norte Notícia visitou as 6 unidades de saúde mencionadas no anúncio e constatou que não há qualquer estrutura montada para a realização das teleconsultas, em 5, das 6 mencionadas. O programa, que deveria facilitar o acesso da população a médicos especialistas por meio de consultas remotas, não foi implantado  nessas localidades, apesar das promessas da administração municipal.

Em suas redes sociais e também na  do município, o prefeito divulgou um vídeo detalhando falando sobre o projeto e nomeando as unidades que passariam a oferecer o serviço.  Veja a parte do vídeo em que o prefeito fala as unidades que terão a teleconsulta: 

No próprio site, no instagram da Prefeitura e também em release enviado pela  comunicação do município a informação é de que o atendimento por meio de teleconsulta estaria funcionando desde o dia 17 de fevereiro

Clicando no link abaixo você vai direto para a matéria do site da Prefeitura.  

TELECONSULTA

ANÚNCIO

Além disso, em entrevistas a diversos veículos de comunicação, como o programa Ronda da Cidade, da Rádio Atitude, apresentado pelo jornalista Ozeias Farias, reafirmou que o programa estaria funcionando nas unidades anunciadas.

A equipe do Norte Notícia entrou em contato com a Prefeitura de Linhares para confirmar quais unidades de saúde estão, de fato, realizando teleconsultas. No entanto, até o fechamento desta matéria, a administração municipal não havia respondido aos questionamentos.

A Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (Sesa), por meio da Superintendência Regional de Saúde de Colatina (SRSC), tem disponibilizado 49.970 teleconsultas em 24 especialidades médicas na região central do estado, que inclui Linhares. O lançamento oficial da iniciativa ocorreu no dia 07 de fevereiro na Unidade de Saúde de Lagoa do Meio, em Linhares, esta é a única unidade em que o programa está funcionando.

Conforme anunciado, o programa de teleconsultas em Linhares deveria atender pacientes nas unidades de Jardim Laguna, Canivete, Aviso, Centro de Especialidades no bairro Colina, distrito de Bebedouro e, futuramente, no bairro Interlagos. Estas unidades serviriam como polos de atendimento para pacientes referenciados de toda a rede municipal de saúde.

O prefeito Lucas Scaramussa destacou anteriormente que a telemedicina é uma ferramenta essencial para modernizar o sistema de saúde e garantir atendimento de qualidade à população. “É uma ferramenta inovadora, que vai ajudar a desafogar o sistema de saúde da nossa cidade e permitirá que a Prefeitura de Linhares e o Governo do Estado tornem a medicina mais próxima dos cidadãos. Estamos comprometidos em aproveitar a tecnologia para tornar a saúde mais acessível para todos”, afirmou o prefeito em suas declarações.

No entanto, a realidade observada nas unidades de saúde mencionadas difere do que foi anunciado. O atraso na implantação do serviço deixa a população sem o atendimento prometido, gerando descontentamento e questionamentos sobre a capacidade da gestão municipal em executar o programa de forma eficaz. Veja vídeos, feito nas unidades de Saúde: 

A população segue aguardando uma posição oficial da Prefeitura sobre a previsão para o início das teleconsultas e a estruturação das unidades anunciadas.

O NN abre o espaço para perguntas, dúvidas e defesa (advogados), de pessoas que tiverem seus nomes citados em matérias, e queira se manifestar, através dos canais:

* WhatsApp: (27) 9 9527-2726

* E-mail: nortenoticia01@gmail.com

Acesse o nosso canal e fique por dentro de tudo que acontece no norte do Espírito Santo! Clique aqui.

 

Sair da versão mobile