As chuvas têm se intensificando em todas as regiões capixabas durantes os últimos dias. Em Linhares, de acordo com o Incaper, houve registros de mais 50 mm na última semana. Com as fortes chuvas alguns transtornos também aparecem, ontem Terça-Feira, dia 19 de novembro, chegou por meio do nosso WhatsApp, diversas reclamações de moradores da Região de Baixo Quartel, relatando o alagamento da escola EMEF Baixo Quartel. Nas fotos e vídeos enviadas pelos moradores é possível ver uma cachoeira dentro das salas de aula, e o acesso a escola totalmente comprometido.
Nossa equipe este na manhã desta quarta-feira na Escola e constatou de perto a situação. De acordo com informações dos pais de alunos, a situação já vem há algum tempo e qualquer chuva que vem a situação fica precária. Nossa reportagem constatou de perto a várias situações no prédio da escola, inclusive uma parede que está toda solta, oferecendo risco de desabamento a qualquer momento. Veja Vídeo.
Conversamos com o presidente da Associação de Moradores e produtores de Rio Quartel, Douglas Peruchi, e ele explicou que a situação da escola vem a muito tempo, inclusive o ex-governador do Estado, Paulo Hartung chegou a prometer o construção de uma nova Escola, mas não foi feita. Ele acrescentou que a municipalização da Escola foi feita em no mês de fevereiro deste ano, ele procurou a prefeitura e fez o pedido da construção da nova escola e também a instalação de containers para abrigar os alunos, enquanto constrói a nova escola, mas até o momento seu pedido não foi atendido. Veja entrevista:
Nós também vimos de perto à estrutura de madeira do telhado da escola, que também oferece grandes riscos para funcionários e alunos da escola. Veja:
Vários pais de alunos falaram com nossa reportagem. A dona de casa Deyse Medeiros, 37 anos, cobrou a construção de uma nova escola e instalação de containers. Acompanhe:
A comerciante Vitoria Regina de 29 anos, que tem filhos de estudam na escola também deixou o seu pedido:
Zilda Santos Silva, 32 anos disse que está temerosa de mandar seu filho para a escola:
Sabrina Delclecio, dona de casa, 27 anos, disse que toda vez que chove tem que ir buscar o filho na escola antes do termino das aulas, pois alaga tudo:
A Escola tem 307 alunos, 139 no turno vespertino e 168 no turno matutino, mas devido ao ocorrido de ontem (19/11), hoje pela manhã a escola estava apenas com 20 alunos.
Nos demandamos ao setor de comunicação da Prefeitura sobre alguma providencia para a escola e se o pedido de instalação de containers. A prefeitura respondeu através de nota. Veja a mesma na integra:
NOTA
“A secretaria municipal de Educação informa que a escola da localidade de Baixo Quartel pertencia ao Governo do Estado, e foi municipalizada recentemente.
Na próxima sexta-feira, dia 22, o prefeito Guerino Zanon irá autorizar abertura de procedimento licitatório para a construção da nova escola de ensino fundamental da localidade e de um estádio de futebol, além do início imediato de obras de infraestrutura (pavimentação, redes de drenagem, rede e tratamento de esgoto).
Além dos reparos necessários que são realizados na unidade de ensino, a Prefeitura dialoga com a Associação de Moradores alternativas para acomodar os estudantes durante a obra de construção da nova escola.”
Na nota a prefeitura não responde a respeito da instalação dos containers.
Uma placa colacada pela municipalidade na entrada da localidade anuncia o inicio de algumas obras, porem entre elas não tem a construção da escola, insto leva a crê que a decisão da construção de um novo prédio para a escola ocorreu após a viralização do vídeo mostrando a situação da escola.