Através do número 27 99527-2726, do Norte Noticia, tem chegado vários vídeos, questionando a não paralisação das empresas que executam obras da Prefeitura de Linhares, principalmente as que atuam em obras de pavimentação. Isto devido um a decreto do prefeito Guerino Zanon determinando o fechamento do comércio e serviços na cidade de Linhares desde o último sábado (21/03) pelo período de 15 dias, por conta da crise do novo coronavírus, para evitar a contaminação na cidade.
Em um dos vídeos enviados, existe até o questionamento do motivo do comércio todo fechado e essas empresas não. Veja o vídeo:
Nossa reportagem fez o questionamento ao setor de comunicação da Prefeitura e a resposta foi a foi através de nota. Veja:
NOTA
Em função da situação pública e notória decorrente da pandemia do novo coronavírus, bem como as orientações dos órgãos de saúde e vigilância sanitária, no sentido de que sejam adotadas medidas a conter a propagação do vírus, a secretaria de obras e serviços urbanos orientou aos contratados quanto a importância de adoção de providências no sentido de resguardar o direito à vida e a saúde de seus colaboradores, orientando quanto aos cuidados com a correta higienização das mãos e objetos, a necessidade de divisão das equipes de trabalho, de forma a manter distância mínima entre os colaboradores, bem como o escalonamento dos horários de entrada, saída, café e almoço, a fim de evitar aglomeração de pessoas.
Aos trabalhadores do grupo de risco (maiores de 60 anos e pessoas com doenças crônicas, tais como diabetes e hipertensão), orientou-se o afastamento dos postos de trabalho, no intuito de possibilitar o isolamento social, conforme orientação dos órgãos de saúde.
No que tange as obras públicas em andamento, informamos que se tratam de construções/reformas de escolas, equipamentos de lazer, centros de saúde e infraestrutura.
Quando do retorno das aulas esperamos entregar os espaços educacionais em melhores condições de uso.
No caso específico das obras de reabilitação de vias urbanas, estas são divididas em etapas, as quais podem ser paralisadas. Entretanto, podemos citar a etapa de drenagem pluvial, em fase de execução, que não tem as redes interligadas. A paralisação nesta fase aumenta o risco de alagamentos e de perda dos serviços já executados.
As obras dos demais segmentos poderão ser paralisadas assim que as etapas já iniciadas forem concluídas, pois no estágio atual há risco de acidentes.
Neste período não serão iniciadas novas etapas ou obras.