Na noite desta terça-feira (11/07), foi realizado um Culto de Ação de Graças para celebrar o Dia do Bombeiro Brasileiro, que é comemorado dia 02 de Julho. A celebração aconteceu no templo da Igreja Evangélica Batista de Linhares (IEBL), que fica na Avenida São Mateus, bairro Shell.
A cerimônia foi presidida pelo Pastor Jabes Menezes e a ministrarão da palavra foi feita pelo pastor, coronel e secretário de segurança de Milhares Jhones Mattos.
Na oportunidade vários profissionais do 2º Batalhão do Corpo de Bombeiros de Linhares participaram da celebração, com seus familiares, autoridades, todos os frequentadores da igreja e participaram do culto. Viaturas do Corpo de Bombeiros foram expostas na parte externa do templo.
Participou e fez uso da palavra o prefeito de Linhares Bruno Marianelli, que falou a importância do Corpo de Bombeiros, disse que o município está sempre apoiando e contribuindo com o Batalhão dos Bombeiros, falou da importância da educação e disse que o município tem atuado com muita afinco na educação das crianças e finalizou parabenizou todos os profissionais do Corpo de Bombeiros.
O deputado estadual Lucas Scaramussa também fez uso da palavra e durante seu pronunciamento ele homenageou o pastor Jabes Meneses com a entrega da medalha “João Ferreira de Almeida”, destinada ao reconhecimento de pessoas que se dedicam às atividades religiosas. O deputado ainda falou da importância dos profissionais do Corpo de Bombeiros e parabenizou os Bombeiros Militares.
O presidente da Câmara de Vereadores, Wellington Vicentini, juntamente com os vereadores Alison Reis, Jhona Maravilha, Roninho Passos e Tobias Cometti, também estiveram na celebração, assim como a secretária de finanças Ana Rita Nico e o ex-deputado Luiz Durão.
O Tenente da reserva, Paulo foi homenageado pelos seus colegas e recebeu um troféu. Paulo atuou por vários anos no 2º Batalhão de Linhares, hoje está na reserva e é membro da Igreja Batista Evangélica de Linhares.
Os Bombeiros militares receberam presentes entregues pelas crianças da Igreja.
A data
No dia 02 de julho comemora-se o dia do bombeiro, uma corporação da Defesa Civil que se encontra diretamente ligada à Polícia Militar. A data foi decretada oficial no Brasil no ano de 1954.
Os primeiros registros dos serviços do Corpo de Bombeiro no Brasil surgiram no ano de 1856, quando o imperador D. Pedro II assinou um decreto que caracterizava a diminuição dos incêndios.
Esta data é uma homenagem a todos os heróis brasileiros que arriscam as suas vidas para proteger as pessoas, as cidades e as florestas do risco de incêndios, desastres naturais, desabamentos, etc.
Além de apagar incêndios, os bombeiros também desenvolvem vários projetos sociais e educativos, com o objetivo de tentar melhorar a qualidade de vida da comunidade.
Os bombeiros também ajudam a socorrer animais em perigo e auxiliar pessoas que enfrentam situações de grande stress, como tentativa de suicídio, afogamento, desaparecimentos e traumas provocados por acidentes.
Origem do Dia do Bombeiro Brasileiro
A escolha desta data é uma homenagem a criação do Corpo Provisório de Bombeiros da Corte, inaugurado em 2 de julho de 1856, no Rio de Janeiro, e sob o comando do major João Batista de Morais Antas.
Oficialmente, o Dia do Bombeiro Brasileiro foi instituído através do decreto-lei nº 35.309, de 2 de abril de 1954. A partir desta mesma lei, também foi definido a realização anual da Semana de Prevenção Contra Incêndios.
Antigamente, antes do Imperador D. Pedro II assinar o Decreto Imperial nº 1.775 que regulamentava o serviço de bombeiros, o badalar dos sinos era sinal de que homens, mulheres e crianças tinham que formar uma fila no poço mais próximo e assim, passarem baldes de mão em mão até chegarem ao local do incêndio.