ANÚNCIO
Após 13 anos de atraso, o Residencial Mata do Cacau, localizado em Linhares, finalmente foi entregue no último dia 15 de maio de 2025. No entanto, a longa espera não garantiu o mínimo necessário para quem passou a morar no local: faltam serviços essenciais, como recolhimento de lixo, transporte urbano, transporte escolar e aulas para crianças e adolescentes.
A equipe do Norte Notícia esteve no residencial na manhã desta terça-feira (27/05) e constatou in loco a ausência desses serviços. Inclusive, banheiros químicos utilizados na inauguração do empreendimento ainda não foram retirados, evidenciando o abandono e a falta de organização mesmo após a cerimônia oficial de entrega.
Moradores denunciam descaso
A moradora Solange Luiza, que se mudou para o local na sexta-feira (23/05), relata que desde então o lixo não foi recolhido e nenhum ônibus passou pelo residencial. Ela contou à reportagem que havia sido informada de que, com a chegada do primeiro morador, o transporte começaria a circular, o que ainda não aconteceu.
Já Ana Paula, que também se mudou na mesma data, demonstrou preocupação com o futuro das crianças do residencial, que ainda não têm acesso à escola nem ao transporte escolar. “Não tem previsão de quando as crianças irão estudar”, disse.
O casal Jhone e Loeslânia também compartilhou a mesma insatisfação,
Nota da Prefeitura x realidade dos moradores
Diante das denúncias, o Norte Notícia entrou em contato com a Prefeitura de Linhares, que respondeu com uma nota oficial, afirmando que os serviços básicos já estariam sendo implementados. Veja a nota:
“A secretaria municipal de Obras e Serviços Urbanos informa que a coleta de lixo no Residencial Mata do Cacau, no bairro Aviso, já acontece inclusive com o recolhimento hoje, terça-feira, e na próxima quinta-feira, dia 29.
A partir da próxima semana, as equipes de coleta atuarão no Residencial três dias da semana: às terças, quintas e sábados.
Sobre o transporte coletivo a Linha 1650A já está atua a rota do residencial e terá operação todos os dias da semana, manhã, tarde e noite, de domingo a domingo.
Já a secretaria de Educação informa que até a próxima sexta-feira, dia 30, acontece o período de pré-matrículas e matrículas para crianças da educação infantil e do ensino fundamental.
Com isso, a partir de segunda-feira, dia 2 de junho, a secretaria municipal de Educação vai enviar mensagem para os responsáveis dos estudantes para indicar a escola onde cada uma vai estudar.
A rota do transporte escolar também já está sendo preparada e tudo vai ser informado por escrito às famílias.
O recolhimento dos banheiros químicos é de responsabilidade do cerimonial do evento, organizado pelo Governo Federal.”
Porém, o que os moradores vivem é bem diferente do que diz a nota. Segundo os relatos colhidos pela reportagem, nenhum dos serviços está em pleno funcionamento, e os moradores se sentem desamparados e frustrados após tanta espera.
Compromisso com a comunidade
O Norte Notícia continuará acompanhando de perto a situação dos moradores do Residencial Mata do Cacau e voltará ao local nos próximos dias para verificar se houve algum avanço na implementação dos serviços básicos. A população merece dignidade e respeito, especialmente após mais de uma década de espera por suas casas.
O NN abre o espaço para perguntas, dúvidas e defesa (advogados), de pessoas que tiverem seus nomes citados em matérias, e queira se manifestar, através dos canais:
* WhatsApp: (27) 9 9527-2726
* E-mail: [email protected]
Acesse o nosso canal e fique por dentro de tudo que acontece no norte do Espírito Santo! Clique aqui.