VÍDEO – Senhor de 86 anos morre após sofrer infarto na entrada da USL, no bairro Colina, em Linhares
Norte Notícia
Um senhor de 86 anos, identificado como Orli Fernandes Sales, faleceu por volta das 9 horas da manhã desta quinta-feira (13/11), ao chegar na Unidade Sanitária de Linhares (USL), localizada no bairro Colina, antigo Hospital Talma.
Segundo informações de testemunhas, Orli chegou à unidade acompanhado de sua neta, Juliana Sales — mãe dos meninos Joaquim e Kauã, vítimas do caso envolvendo o ex-pastor Georgeval Alves. Ao chegar ao local, o idoso começou a passar mal, e Juliana acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
📍 Nos siga no Instagram – @nortenoticiaes
Ainda conforme relatos de pessoas que estavam na unidade, o atendimento telefônico do SAMU demorou, com muitas perguntas sendo feitas, enquanto a equipe da USL iniciou os primeiros socorros rapidamente. Mesmo assim, os profissionais aguardaram a chegada da ambulância.
O SAMU chegou ao local e realizou o atendimento, porém o senhor Orli não resistiu e veio a óbito na entrada da Unidade de Saúde.
Testemunhas ficaram chocadas e emocionadas com o ocorrido, e levantaram questionamentos sobre a demora no atendimento telefônico do SAMU e a falta de equipamentos de emergência dentro da USL para situações como essa.
A Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, se manifestou sobre o caso em nota enviada ao Norte Notícia. Segundo o órgão, o paciente realizava acompanhamento cardíaco no Hospital Rio Doce, referência em casos de alta complexidade, e havia ido à USL para realizar um procedimento de risco cirúrgico solicitado pelo profissional que o acompanhava no HRD.
Durante o atendimento, conforme a nota, o mal-estar ocorreu na porta da unidade, momento em que a equipe da USL prestou os primeiros socorros e acionou o SAMU, que encaminhou o paciente a um hospital do município, onde ele evoluiu para óbito.
Confira a nota na íntegra:
Nota da Prefeitura de Linhares
A Secretaria Municipal de Saúde se solidariza com os familiares e presta todo o apoio necessário neste momento de dor.
E com muita transparência e responsabilidade esclarece que:
“A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Unidade Sanitária de Linhares (USL), informa que o paciente realizava acompanhamento médico cardíaco no Hospital Rio Doce, por se tratar de alta complexidade.
Na manhã desta quinta-feira (13) ele esteve na USL para realizar o procedimento de risco cirúrgico solicitado pelo profissional médico que o acompanha no HRD.
O paciente estava acompanhado de um familiar.
O exame na USL estava no dia e no horário agendado, sem atrasos.
Na porta da USL ele sofreu um mal-estar, o familiar solicitou uma cadeira de rodas e as equipes de saúde realizaram os primeiros atendimentos.
As equipes da USL também acionaram o Samu, mas infelizmente o paciente evoluiu a óbito no local e todos os trâmites burocráticos para a remoção do corpo foram adotados.”
A funerária responsável pelos serviços fúnebres esteve na unidade de saúde e fez a remoção do corpo. As informações sobre velório e sepultamento serão passadas assim que tivermos acesso às informações.
O Norte Notícia solidariza com amigos e familiares de Orli Fernandes Sales.
NN abre o espaço para perguntas, dúvidas e defesa (advogados), de pessoas que tiverem seus nomes citados em matérias, e queira se manifestar, através dos canais:
* WhatsApp: (27) 9 9527-2726
* E-mail: nortenoticia01@gmail.com
Acesse o nosso canal e fique por dentro de tudo que acontece no norte do Espírito Santo! Clique aqui.