A promessa era de uma nova escola para atender a comunidade de Bebedouro, em Linhares, mas o que os moradores veem atualmente é um cenário de abandono, insegurança e descaso. A área destinada à construção da unidade de ensino se transformou em pasto para gado, com mato alto, acúmulo de água, lixo e relatos de animais peçonhentos circulando no local.
A obra, que deveria estar em andamento, segue paralisada, e até o momento nenhum sinal de retomada foi percebido pelos moradores da região. Nesta quinta-feira (19/06), a equipe do Norte Notícia esteve no local e registrou animais pastando dentro da área cercada por tapumes — o único “avanço” visível da tão aguardada construção.
Promessa antiga e novo silêncio
No dia 15 de abril de 2025, o Norte Notícia questionou oficialmente a Prefeitura de Linhares sobre o abandono da obra. Na época, a Secretaria Municipal de Obras respondeu com a seguinte nota:
“A obra da escola foi abandonada por decisão da própria construtora […] O Município atua no processo de rescisão de contrato da empresa e tão logo seja finalizado, a segunda colocada no procedimento licitatório para a construção da unidade de ensino será convocada. O prazo é de até 60 dias.”
O prazo se encerrou, mas nada mudou. A equipe do Norte Notícia voltou a questionar a administração municipal, cobrando informações sobre o processo e a previsão de retomada dos trabalhos.
Nova resposta da Prefeitura (sem prazo)
Em nota encaminhada nesta quinta-feira (19), a Prefeitura de Linhares respondeu:
“A secretaria municipal de Obras informa que ainda atua nos trâmites burocráticos da rescisão de contrato com a empresa que abandonou a obra.
Vale ressaltar que a referida obra sequer havia sido iniciada de fato uma vez que no local há apenas os tapumes que cercam a área onde a unidade de ensino será construída.
Após finalizar este processo de rescisão, que está em sua fase final e que é acompanhado de perto pelas secretarias municipais de Educação e de Serviços Urbanos, a segunda colocada no certame licitatório será imediatamente convocada.
Quanto à limpeza, uma equipe da Semob irá ao local para realizar os trabalhos necessários.”
Apesar de reconhecer o abandono, a Prefeitura não apresenta qualquer nova data para início das obras, tampouco informa quando a limpeza será realizada.
Enquanto isso, moradores seguem convivendo com mato alto, focos de mosquito, riscos à saúde e insegurança, enquanto a tão sonhada escola se transforma em mais um símbolo do descaso com a educação e com a dignidade da população de Bebedouro.
O NN abre o espaço para perguntas, dúvidas e defesa (advogados), de pessoas que tiverem seus nomes citados em matérias, e queira se manifestar, através dos canais:
* WhatsApp: (27) 9 9527-2726
* E-mail: [email protected]
Acesse o nosso canal e fique por dentro de tudo que acontece no norte do Espírito Santo! Clique aqui.
ANÚNCIO