O psicólogo Jovane Borlini chamou a atenção para a campanha do “Outubro Rosa”, também para a saúde mental das mulheres. O psicólogo diz que é crucial reconhecer o inter conexão do bem estar emocional e saúde em geral. Jovane deixa claro que a saúde emocional desempenha um papel significativo na jornada de enfrentar desafios como o câncer de mama.
Jovane Bortolini diz que “Outubro Rosa”, também deve ser de apoio emocional. Veja vídeo do psicólogo, onde ele coloca toda sua opinião sobre o assunto.
Como surgiu a campanha?
A campanha do Outubro Rosa foi inicialmente organizada pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. Essa empresa deu um laço rosa aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, por sobreviventes do câncer de mama.
O movimento ganhou força apenas em 1997, quando as cidades de Lodi e Yuba, também nos Estados Unidos, criaram atividades com o objetivo de realizar o diagnóstico e a prevenção do câncer de mama. Assim, o mês de outubro foi selecionado como a data oficial das ações em prol da causa.
No Brasil, a primeira iniciativa marcante ocorreu em São Paulo, no dia 2 de outubro de 2002, quando o Obelisco do Ibirapuera foi iluminado com a cor rosa. O aumento do acesso aos recursos de tecnologia contribuiu bastante para divulgar a campanha, principalmente, em redes sociais de instituições ou de celebridades que abraçaram a causa.
Após o ano de 2010, houve maior envolvimento do governo e da sociedade com o Outubro Rosa. Por consequência, diversas entidades começaram a divulgar a campanha e passaram a iluminar, com a cor do movimento, muitos prédios e monumentos de destaque em diferentes cidades do Brasil e do mundo.