No dia 26 do mês de maio deste ano, o prefeito de Linhares, Guerino Zanon autorizou o inicio das obras de pavimentação dos quase nove quilômetros da estrada que liga Linhares, via ES 248, a localidade da Bagueira. São quase R$ 12 milhões de investimentos que contemplarão ainda a construção de ciclovias dos dois lados, iluminação pública, sinalização e segurança viária. A reportagem você pode acompanhar no site da própria Prefeitura.
Porém no dia de hoje, quinta-feira (12/12), chegou através do WhatsApp, da nossa redação, que é o 27-99527-2726, a informação de que as obras estavam paralisadas, devido a uma greve dos funcionários da empresa S Franco, que é a responsável pela execução das obras. Nossa reportagem foi até ao canteiro de obras e conversou com os funcionários, que realmente estão em greve e segundo eles os motivos são: o atraso nos salários e no ticket alimentação.
O pedreiro Antônio Marcos, 36 anos, funcionário da empresa, disse que a greve completa hoje três dias e a paralisação é devido há 42 dias de atraso no pagamento e dois dias de atraso no ticket alimentação. O apontador Flávio Fagner, 36 anos, falou com nossa reportagem e também o funcionário Derneval dos Santos Mário.
Outra informação que nos foi passada pelos funcionários é a data da entrega da obra, que seria próximo ao carnaval de 2020, mas segundo eles isso não ocorrerá.
Veja a entrevista com eles:
Nossa reportagem entrou em contato com a empresa, enviando um e-mail questionando as reivindicações dos funcionários e também tentamos contato via telefone, mas em nem um dos meios conseguimos sucesso junto a empresa. Demandamos também o setor de comunicação da Prefeitura de Linhares os seguintes questionamentos:
“Bom dia!! Tivemos a informação, nesta manhã, de que os trabalhadores da empresa ,contratada pela Prefeitura, para realizar o asfaltamento da estrada que liga a Lagoa Nova à Bagueira, estão parados em protesto pelo não pagamento de vencimentos e o Ticket alimentação. Por isso perguntamos: A prefeitura tem conhecimento da situação? Foi feita alguma fiscalização sobre a obra que esta sendo executada? Tem previsão de entrega? Quantos por cento da obra já foi feito? Qual o valor dessa obra?”
Mas até o momento da postagem desta matéria a Prefeitura também não se manifestou. O espaço continua aberto para o posicionamento da Prefeitura e também da Empresa.
ATUALIZAÇÃO
A prefeitura por volta das 16h:11 desta quinta-feira se manifestou através de nota. Veja a mesma na integra:
NOTA