Com a chegada do verão, a categoria dos guarda-vidas volta a ganhar destaque — especialmente em Linhares, conhecida como a “cidade das águas” pelas lagoas, pela extensa faixa litorânea e pelos três balneários que movimentam moradores e turistas.
Nesta semana, guarda-vidas procuraram o Norte Notícia para relatar dificuldades que, segundo eles, se repetem todos os anos durante a temporada. Os profissionais Eduardo, Paloma e Ademir, que afirmam representar os outros 34 colegas que atuam no período, conversaram com a reportagem e fizeram uma lista de reivindicações.
Entre os principais pontos, eles destacam que o período de atuação da categoria deveria ser ampliado. Para os profissionais, encerrar os trabalhos no Carnaval é insuficiente, porque balneários como o Pontal do Ipiranga continuam recebendo grande fluxo de visitantes mesmo após a data.
Outro ponto levantado pelos guarda-vidas é a possibilidade de redução do número de profissionais, caso as melhorias não avancem. Eles afirmam que muitos colegas podem desistir de atuar até mesmo nesta temporada, caso não haja melhorias para a categoria.
Os profissionais também questionam as instalações onde a equipe será alojada, afirmando que, assim como em anos anteriores, o imóvel não oferece condições ideais para o descanso, a higiene e o armazenamento de pertences.
Além disso, eles relatam que não recebem alimentação fornecida pelo município. Segundo os guarda-vidas, enquanto outras categorias que atuam durante o verão — como a equipe do projeto Praia Acessível — recebem, além do tíquete alimentação, as três refeições diárias, a categoria dos guarda-vidas conta apenas com o tíquete, sem oferta de café da manhã, almoço e jantar.
“Estamos aqui para salvar vidas e queremos exercer o nosso trabalho com dignidade”, diz um dos profissionais.
📌 Nos siga no Instagram – @nortenoticiaes
Diante das reivindicações, o Norte Notícia demandou a Prefeitura de Linhares, que respondeu por meio de nota oficial. O município afirmou que cumpre rigorosamente a legislação, destacou que os salários e benefícios estão entre os maiores do Espírito Santo e garantiu que os guarda-vidas terão, pela primeira vez, acompanhamento em instalações climatizadas.
Confira a nota completa abaixo.
📲 Entre em nosso Canal de WhatsApp e receba as notícias em primeira mão:
https://whatsapp.com/channel/0029Vak9LDF6RGJFMdcGEf3S
NOTA DA PREFEITURA NA ÍNTEGRA
“A Secretaria Municipal de Segurança Pública informa que a contratação dos guarda-vidas segue todos os requisitos previstos em lei.
Tanto que o projeto para a contratação dos mesmos foi aprovado pela Câmara Municipal sem nenhum tipo de ressalva.
Informa ainda que a remuneração e os benefícios dos profissionais estão entre os maiores do Estado do Espírito Santo — salário mais tíquete alimentação, totalizando mais de R$ 2,8 mil.
Sobre a acomodação, a secretaria esclarece que o imóvel vai atender perfeitamente o efetivo e, pela primeira vez na história, contará com climatização (ares-condicionados) nos quartos.
A secretaria sempre pautou o assunto com diálogo e transparência junto aos profissionais, como ocorreu na última sexta-feira, numa reunião onde todos os questionamentos foram esclarecidos pelo secretário da pasta.”
NN abre o espaço para perguntas, dúvidas e defesa (advogados), de pessoas que tiverem seus nomes citados em matérias, e queira se manifestar, através dos canais:
* WhatsApp: (27) 9 9527-2726
* E-mail: [email protected]
Acesse o nosso canal e fique por dentro de tudo que acontece no norte do Espírito Santo! Clique aqui.







