A Operação Estado Presente, realizada entre os dias 20 e 22 de outubro, mobilizou 303 agentes das Forças de Segurança do Espírito Santo em uma grande ação integrada nos municípios de Jaguaré, Vila Valério, Aracruz, Ibiraçu, Fundão, Linhares, Sooretama, São Mateus, Conceição da Barra e Pedro Canário.
Durante a operação, as equipes cumpriram 18 mandados de busca e apreensão e nove mandados de prisão, além de conduzirem 28 pessoas às delegacias da região. Foram apreendidas 11 armas de fogo, mais de 600 munições, entorpecentes, carregadores e dinheiro.
Nos siga no Instagram – @nortenoticiaes
Nos dias 20 e 21, 204 policiais civis e militares foram empenhados nas diligências realizadas nas cidades participantes. As ações incluíram cumprimento de mandados, abordagens em áreas conflagradas, fiscalizações em bares e casas noturnas e operações de trânsito.
Nesta quarta-feira (22), uma grande operação de saturação será realizada em Aracruz, reunindo 99 agentes públicos. Participam da ação a Polícia Civil (PCES), Polícia Militar (PMES), Corpo de Bombeiros (CBMES), Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (NOTAer), Polícia Científica (PCIES), Polícia Penal (PPES), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Detran|ES e a Prefeitura Municipal de Aracruz.
Entre em nosso Canal de WhatsApp e receba as notícias em primeira mão:
👉 https://whatsapp.com/channel/0029Vak9LDF6RGJFMdcGEf3S
🔹 Principais prisões
Entre as ocorrências de destaque está a prisão de um dos envolvidos na chacina de Vila Valério, ocorrida em fevereiro de 2022. O suspeito, de 32 anos, foi localizado em Barueri (SP) com o apoio da Polícia Civil paulista. Ele é apontado como responsável por fornecer a arma usada no crime.
Na segunda-feira (20), um homem de 50 anos condenado a 25 anos de prisão por dois homicídios em Minas Gerais também foi capturado durante as ações. A prisão contou com o apoio do Centro de Inteligência e Análise Telemática (CIAT) Norte e do sistema Cerco Inteligente do Estado, além da PRF, que utilizou o sistema de monitoramento Alerta Brasil para localizar o veículo do suspeito.
Em Jaguaré, equipes conjuntas detiveram três suspeitos e apreenderam quatro armas nos bairros Boa Vista I e II. Dois dos detidos tinham mandados de prisão por homicídio em aberto.
Já em Fundão, a polícia prendeu dois homens, de 24 e 67 anos, flagrados transportando 390 quilos de carne de cavalo que seriam vendidos para açougues, restaurantes e churrasquinhos da Grande Vitória. Cabeças e couro dos animais foram encontrados no local do abate, em Cupido, Aracruz.
Em Sooretama, a ação conjunta da PCES com a Polícia Civil da Bahia (PCBA) resultou na prisão de um homem de 54 anos, suspeito de provocar grandes incêndios em florestas e pilhas de eucalipto entre 2023 e 2025, em Linhares, Jaguaré e São Mateus (ES) e Nova Viçosa (BA).
O prejuízo estimado ultrapassa R$ 40 milhões, além de causar interdições nas BRs 101 e 418 e danos ambientais significativos.
NN abre o espaço para perguntas, dúvidas e defesa (advogados), de pessoas que tiverem seus nomes citados em matérias, e queira se manifestar, através dos canais: